Campanha de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é lançada em Foz do Iguaçu

Ações acontecerão ao longo da semana com intuito de informar a população e divulgar os canais de denúncia

A Secretaria de Assistência Social, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente e a Rede Proteger lançaram na segunda (16) a Campanha de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Uma mobilização realizada no Terminal de Transporte Urbano (TTU) chamou atenção de motoristas e usuários do transporte coletivo. O intuito, conforme explicou o secretário Elias de Souza Oliveira, é informar a população sobre as diversas formas de abuso e violência contra crianças e adolescentes, e incentivar que situações como essas sejam denunciadas.

“O principal canal de denúncia é o Disque 100, porque ele garante o anonimato, mas o Ministério Público é um canal de denúncia, a Delegacia da Criança e do Adolescente, os serviços da Assistência Social, da Educação e da Saúde também são canais onde as pessoas podem informar, e tudo passa por um processo de averiguação com muita responsabilidade”, explicou o secretário.

A campanha seguirá ao longo da semana com uma série de atividades, envolvendo capacitação para a rede de proteção, rodas de conversas, oficinas e palestras com crianças e adolescentes assistidos por entidades assistenciais e mobilizações com blitz educativas para a população em geral.

“Precisamos falar sobre isso, dialogar nas escolas e nos diversos espaços públicos, com toda a sociedade. O tabu do silêncio permite que esse processo de abuso e exploração aconteça. Precisamos falar disso dentro de casa, para que a criança e o adolescente sinta confiança no pai e na mãe, ampliando dessa forma a proteção. Quanto mais informação, mais rápida é a capacidade de ofertar proteção, por isso precisamos ter um diálogo aberto com toda a sociedade”, afirmou Elias.

Como identificar o abuso
As ações da campanha de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes chegaram nesta terça-feira (17), aos alunos de projetos sociais realizados no Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), no Porto Meira. Com a palestra “O que a pandemia ajudou a esconder?”, o foco foi mostrar aos participantes quais as principais situações de abuso que podem acontecer.

O encontro foi ministrado pela conselheira tutelar Silvana Rodrigues, que atua na região Sul, e apresentou exemplos de situações para que as próprias crianças e adolescentes consigam perceber casos e denunciar os casos.

“Reconhecer é o principal aliado para nos ajudar a combater. Explicamos como casos como esses acontecem, e em quem confiar no momento de buscar ajuda. Como o próprio Conselho Tutelar, que está sempre disposto a ouvi-los e ajudá-los”, explicou Silvana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *