Equipes da Itaipu estão no Rio Grande do Sul para apoio aos desabrigados das enchentes causadas pelas chuvas

Duas equipes de bombeiros da Itaipu Binacional partiram na manhã de sábado (4), rumo à cidade de Erechim, na região norte do Rio Grande do Sul.

As equipes estão trabalhando com a coordenação da Defesa Civil para distribuição dos voluntários no apoio aos desabrigados pelas cheias no estado. As guarnições são compostas por bombeiros e agentes de segurança do quadro próprio da empresa, equipados por viaturas, quatro embarcações e demais materiais necessários para atender ocorrências relacionadas a enchentes. Os profissionais da Itaipu são capacitados e treinados para atuar nessas situações.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, assinou uma nota em nome da Binacional demonstrando pesar aos atingidos pelas chuvas que assolam a serra gaúcha, além de reafirmar o compromisso da Itaipu em prestar toda a assistência necessária para a reconstrução e recuperação das áreas afetadas.

“Neste momento de união e solidariedade, conclamamos a sociedade brasileira a unir esforços para ajudar aqueles que mais necessitam, demonstrando nossa força e resiliência diante das adversidades”, escreveu Enio Verri.

De acordo com o diretor administrativo, Iggor Rocha, o apoio da Itaipu faz parte das várias iniciativas do governo federal para mitigar os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul. “A empresa coloca à disposição das autoridades federais suas embarcações para auxílio nos resgates e seus bombeiros para prestar apoio material e humano às pessoas atingidas”, afirmou.

Chuvas na serra gaúcha
As chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde o último dia 26 de abril já causaram a morte de 39 pessoas e deixaram 68 desaparecidas, conforme publicação da Agência Brasil no final da tarde desta sexta-feira (3). Mais de 8 mil pessoas foram resgatadas pelas forças integradas de segurança e 24 mil estão desalojadas. O governo do RS contabiliza 265 municípios afetados, do total de 497 em todo o Estado.

Ao todo seis bombeiros brasileiros e dois paraguaios partiram em duas camionetes levando quatro embarcações infláveis, uma moto aquática e equipamentos de resgate para auxiliar no atendimento prestado pelas forças de segurança.

O apoio de Itaipu será por tempo indeterminado, até que a situação se resolva, como parte dos esforços do governo federal para mitigar os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *