Crianças que homenagearam barrageiros no desfile de aniversário de Foz visitam a usina


Elas conheceram o trabalho dos profissionais que construíram a maior hidrelétrica em produção acumulada de energia.

Depois de participar de uma homenagem aos barrageiros de Itaipu, no desfile de aniversário de Foz do Iguaçu, em 10 de junho, cerca de 200 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Guilherme Augusto Terres dos Santos conheceram o resultado do trabalho daqueles profissionais que construíram a maior hidrelétrica do mundo em produção acumulada de energia.

A convite do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e acompanhadas de professoras e empregados da usina, as crianças, algumas delas vestidas de barrageiros, visitaram na sexta-feira (23) os locais que atraem turistas do mundo inteiro, curiosos para ver a binacional que mudou a história da fronteira do Brasil com o Paraguai.

A maioria dos alunos do CMEI não conhecia Itaipu, o que tornou a visita memorável. Maria Laura Bogler Dal Pra, de 5 anos, disse que adorou ver o lago e as turbinas. Para ela, que estava “uniformizada”, os barrageiros são pessoas que “constroem coisas muito grandes”, e o que ela mais gostou em sua vestimenta foram as ferramentas.

Ana Luiza de Lara Amorim, também de 5 anos, respondeu, ao ser perguntada, por que vestia o traje de barrageiro: “Eu estou homenageando eles”.

A diretora do CMEI, Márcia Juliana Eringer, explica que todos os anos a escola escolhe um tema para o desfile. Como nas atividades em sala de aula os pontos turísticos de Foz são sempre lembrados, desta vez, para o desfile, foi dada ênfase à Itaipu Binacional, por sugestão de uma professora.

Essa professora, que Márcia identificou como Marilei, deu a ideia de uma homenagem aos barrageiros que construíram Itaipu, durante uma reunião para decidir o tema do desfile. A aprovação foi unânime. A partir dali, as crianças aprenderam mais sobre a usina, por meio de filmes e fotos. Também foi pesquisado qual o tipo de roupa que lembraria o “uniforme” de um barrageiro.

A diretora ressaltou ainda a importância de as crianças saírem da sala de aula para conhecer aquilo que aprenderam na escola. “As crianças adoram, porque para elas tudo se torna lúdico, tudo é fantasia, elas se sentem mais especiais do que já são”.

O passeio terminou com os pequenos assistindo a um vídeo em frente à barragem, com a vista de uma Itaipu “que transforma energia para a gente”, como descreveu a aluna Maria Clara.

Legenda: Criançada fez a festa no Mirante Central. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *