Nova pesquisa revela as tendências que impulsionam o turismo sustentável em 2023

A Booking.com divulgou uma nova pesquisa sobre Viagens Sustentáveis e revela como os viajantes farão escolhas mais conscientes este ano.

Em seu oitavo ano, o estudo mais recente contou com 33.228 participantes em 35 países e territórios. É uma pesquisa de sustentabilidade mais completa até agora, que mostra que viajar de forma mais sustentável continua sendo uma prioridade para viajantes globais. 

Três quartos (74%) dos viajantes acreditam que as pessoas precisam agir agora e fazer escolhas mais sustentáveis para salvar o planeta para as gerações futuras. Além disso, 74% também querem que as agências de turismo ofereçam opções de viagem mais sustentáveis (contra 66% em 2022).

Então, o que influencia as decisões dos viajantes em relação ao turismo sustentável em 2023? E como você pode atender a essa demanda? Vamos analisar de forma mais detalhada. 

Promova suas práticas sustentáveis

Quando perguntados se gostariam de viajar de forma mais sustentável este ano, 76% dos viajantes globais disseram que sim. Na verdade, quase dois terços (65%) afirmaram que se sentiriam melhor em uma determinada acomodação se soubessem que ela tem uma certificação ou um selo sustentável.

Tem credenciais de sustentabilidade? Mostre-as para os potenciais clientes. Uma maneira de fazer isso é por meio do programa Viagens Sustentáveis, que ajuda viajantes a identificar facilmente opções mais sustentáveis em nossa plataforma. 

Essa visibilidade é fundamental, uma vez que a pesquisa mostra que mais da metade (51%) dos viajantes globais acredita que não há opções suficientes de viagens sustentáveis. E apenas 43% se lembram de ter visto um produto ou serviço em um site de viagens indicado como uma opção mais sustentável. 

Importante é comunicar se a propriedade quer entrar na lista de sustentável. Veja como:

  • Não usa itens de plástico descartável
  • Usa iluminação eficiente
  • Oferece aos artistas locais uma plataforma para que mostrem seu talento
  • Tem uma política contra o desperdício de alimentos
  • Disponibiliza aos hóspedes lixeiras para reciclagem 

Essas são apenas algumas ações que tornam sua propriedade mais sustentável. Há muitas outras. Mostrar os esforços que se está fazendo pode ajudar a atrair um número cada vez maior de hóspedes que buscam uma estadia mais sustentável. 

Recompensas para os hóspedes mais conscientes

O motivo mais comum apresentado para não priorizar a sustentabilidade na hora de escolher uma acomodação foi: “Não quero pagar mais por opções de viagem mais sustentáveis”. Além disso, 49% dos viajantes globais acreditam que é “muito caro” viajar de forma sustentável. 

Por isso, talvez não seja nenhuma surpresa que quase metade (49%) dos participantes tenha dito que descontos e incentivos econômicos fariam a diferença na hora de escolher opções mais sustentáveis. 

A opção de oferecer pontos de recompensa por fazer escolhas mais conscientes – que posteriormente podem ser usados para obter benefícios e descontos – foi bem recebida por 42% dos viajantes globais, que disseram que isso os incentivaria a viajar de maneira mais sustentável. 

Deixar claro que o turismo sustentável não significa necessariamente um custo mais alto também pode ajudar a preencher a lacuna entre o desejo de fazer escolhas conscientes e a percepção de que é muito caro. Muitas vezes, trata-se de fazer pequenas mudanças de comportamento, como renunciar ao serviço de limpeza e reutilizar toalhas. Tais mudanças não significam gastar mais e podem ter um impacto positivo importante. 

Pequenas mudanças fazem uma grande diferença

Há um desejo real entre os viajantes de agir de forma mais sustentável durante uma viagem. Apenas 2% dos participantes declararam que não pensaram em sustentabilidade ao se hospedar em uma acomodação.

Deseja que os hóspedes em sua acomodação sejam mais gentis com o meio ambiente? Há muitas maneiras de fazer isso. Por exemplo, você pode incentivá-los a:

  • Desligar as luzes e outros aparelhos quando não estiverem na acomodação (77% dos viajantes globais afirmam que já fazem isso)
  • Desligar o ar-condicionado ou o aquecedor quando não estiver na acomodação (67%)
  • Usar a mesma toalha mais de uma vez (60%)
  • Reciclar seu lixo (45%)

Os viajantes também estão adotando medidas para fazer escolhas mais conscientes durante as férias que vão além da propriedade. Enquanto passeiam, 43% dos viajantes planejam caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público – um aumento de 10% em relação a 2022. Portanto, informe aos hóspedes se você oferece aluguel de bicicletas ou sugira as melhores rotas de caminhada. Considere também atrair 43% das pessoas que planejam viajar fora da alta temporada, oferecendo dicas sobre eventos locais e coisas que elas podem fazer sem ter que dividir espaço com as multidões. 

Embora possam parecer pequenas mudanças, juntas, elas podem fazer uma grande diferença. Ter um setor mais sustentável significa trabalhar em conjunto. Isso significa atender às expectativas do número crescente de consumidores mais conscientes. Se cada um fizer a sua parte, haverá muito mais Dias da Terra pela frente para comemorar. (Com Booking.com)

Foto: Silvana Canal MKT

Legenda: El Soberbio, localizado na cidade de El soberbio/Misiones/AR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *