I Encontro Internacional de Poliglotas na Região Trinacional começa nesta sexta-feira


Aberto ao público, o evento vai reunir representantes da tríplice fronteira e autoridades

O I Encontro Internacional de Poliglotas na Região Trinacional tem como objetivo e lema a aproximação dos povos. O evento é aberto à toda comunidade do Brasil, Paraguai e Argentina, e acontecerá nessa sexta e sábado (21 e 22) na Fundação Cultural do Município de Foz do Iguaçu. Autoridades da região confirmaram presença, além de instituições culturais e membros poliglotas de todo o Brasil.

Realizado pelo Clube Poliglota Brasil, recebeu apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu por intermédio da Diretoria de Assuntos Internacionais do município.

De acordo com Otto Mendonça, poliglota e organizador do evento, o I Encontro Internacional de Poliglotas na Região Trinacional, quer promover o debate sobre como valorizar a diversidade cultural e linguística do território.

História
O movimento poliglota começou em Foz do Iguaçu em 2009. Segundo Otto, ele não imaginava que o movimento tomaria a proporção que tem hoje, com clubes poliglotas espalhados em mais de 50 cidades brasileiras.

Com a maturidade do grupo pelo Brasil, Otto afirma que este é “o momento é propício para elevarmos a nossa missão. De praticar idiomas e fazer amigos à aproximação dos povos! O desafio é se comunicar em escala mais ampla”.

Mendonça explica que a diversidade cultural e de idiomas caracteriza a região e soma aos participantes do encontro.

Para o grupo Poliglotar a região trinacional representa um verdadeiro laboratório da paz e fraternidade entre os povos. A convivência de mais de 80 etnias, mais de 5 idiomas são falados diariamente (português, espanhol, guarani, árabe, chinês), somado à concentração de múltiplas religiões, o que confere uma riqueza cultural ímpar, para moradores e visitantes da localidade.

Demandas e programação
Autoridades e instituições vão apresentar as suas demandas em uma mesa redonda nesta sexta (21), às 14h. Haverá, às 19h30, a palestra magna do professor da UNILA, Mario Ramão, com o tema “Poliglotismo Originário”.

No sábado (22), a mesa redonda de profissionais dos idiomas tem como assunto apresentar propostas de soluções para as demandas levantadas no dia anterior.

A programação completa está disponível no site www.encontrodepoliglotas.com.

Para informações complementares, Otto está disponível pelo telefone (61) 99527-1266 ou por e-mail: organizacao@encontrodepoliglotas.com

SERVIÇO:
Dias: 21 e 22 de outubro
Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *