Participação em eventos na China fortalece relações e impulsiona o turismo chinês no destino

Secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski representa a cidade em dois encontros internacionais, estreitando laços com a China

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, foi convidado pela Aliança Internacional das Cidades Turísticas da Rota da Seda (International Tourism Alliance of Silk Road Cities) a participar de dois eventos na China como representante do Destino Iguaçu. Atualmente, Foz é o único município brasileiro a fazer parte e o primeiro das Américas a integrar a Aliança.

O primeiro evento da programação foi o de lançamento da campanha “Nihao! China: World Heritage Overseas Promotion Season 2025”, em Turpan, entre 23 a 26 de maio.

O “Nihao! China” é uma iniciativa do governo chinês que visa promover os patrimônios culturais do país, listados pela Unesco, por meio das mídias digitais e com eventos presenciais em países como Japão, Reino Unido e Estados Unidos, até novembro deste ano.

A cerimônia de lançamento contou com discursos e painéis sobre o patrimônio cultural ao longo da Rota da Seda e o desenvolvimento sustentável do turismo em patrimônios mundiais.

Para o secretário de Turismo, Jin Petrycoski, a oportunidade não apenas contribui para estreitar ainda mais os laços com a China, mas também para um intercâmbio de práticas voltadas ao turismo. “Além de termos a chance de aprender com o que está sendo bem desenvolvido em diversas regiões do mundo, essa experiência nos inspira a implementar novos projetos durante a nossa gestão e continuar a fomentar as relações turísticas com a China, que só vêm crescendo”, explica.

Conforme os dados de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em 2024, a China foi o 10º país que mais enviou turistas ao destino e o 1º do Oriente, com 16.256 visitantes. Segundo a Ibrachina, no primeiro trimestre de 2024, Foz do Iguaçu também registrou um aumento de 81% no número de turistas chineses, em relação ao ano anterior.

Agora, o secretário segue para o “Silk Road Dialogue”, durante o Festival Internacional do Patrimônio Cultural Imaterial 2025, também a convite da Aliança Internacional das Cidades Turísticas da Rota da Seda, onde deve continuar as discussões sobre o fomento do turismo chinês e as parcerias com Foz do Iguaçu. O evento acontece em Chengdu, de 27 a 30 de maio.

Atualmente, a China possui 59 Patrimônios Mundiais da Unesco, incluindo 40 reconhecidos por sua importância cultural, 15 por sua beleza natural e quatro que possuem valor cultural e natural.

A aliança

A Aliança das Cidades Turísticas da Rota da Seda foi oficialmente anunciada pelo Secretário-Geral Xi Jinping no 3º Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, em 2023. Até o momento, 63 cidades turísticas de 28 países fazem parte da aliança, sendo Foz do Iguaçu o único município brasileiro e o primeiro do continente americano a integrar o grupo.

Antigamente, a Rota da Seda era um complexo de caminhos terrestres e marítimos responsáveis por comercializar as famosas sedas chinesas e também outros produtos como especiarias, pedras preciosas, metais e porcelana, no Oriente. Isso culminou em um grande intercâmbio econômico e também cultural entre os povos.

Mas, nos dias de hoje, a Aliança Internacional de Turismo das Cidades da Rota da Seda usa o nome para continuar a ideia de cooperação internacional e formar uma rede global de destinos turísticos, por meio da valorização do turismo sustentável, de cidades históricas e culturais e a promoção de novos roteiros e produtos do setor.

Segundo dados da Diretoria de Relações Internacionais de Foz, o município recebe, em média, 15 comitivas oficiais chinesas por ano, para debater políticas públicas e projetos relativos à administração municipal. Também possui relações formais de irmanação com as cidades de Xiamen e Kunming.

Devido à grande comunidade chinesa que vive na cidade, também fazem parte do calendário de eventos do município, festivais que celebram a cultura chinesa, como o Ano Novo Chinês e o Festival da Lua Cheia.

Participação na ITB China

Ao mesmo tempo que o secretário de Turismo, Jin Petrycoski, participa do Silk Road Dialogue, a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, representada pela servidora pública, Célia Regina, e o Visit Iguassu, com a gerente de Mice e Visitors, Maira Dalcin, participam do ITB China, 27 a 29 de maio, em Xangai.

A Secretaria de Turismo e o Visit Iguassu unem forças e representam a cidade no estande da Embratur, como destino anfitrião do Brasil.

A escolha de Foz como cidade principal se deu pela campanha digital promovida pela Gestão Integrada do Turismo, com recursos do Fundo Iguaçu, que vem veiculando conteúdos de promoção em plataformas e redes sociais da China, a fim de divulgar ainda mais a cidade de Foz do Iguaçu no mercado chinês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *