Futuro da canoagem brilha em Foz do Iguaçu no Campeonato Brasileiro Iniciantes
Mais de 300 atletas entre 7 e 18 anos participaram da competição nacional que revelou novos talentos e marcou a retomada de um núcleo estratégico da modalidade.
Foz do Iguaçu foi palco, entre os dias 23 e 25 de maio, do Campeonato Brasileiro Iniciantes de Canoagem Slalom e Caiaque Cross – 2ª Divisão, reunindo um número recorde de jovens atletas, com mais de 300 inscritos de todas as regiões do país. O evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio do Instituto Meninos do Lago (IMEL), da Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN), da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional.
Durante três dias de disputas no Canal da Piracema, situado dentro da área da Usina Hidrelétrica de Itaipu, atletas de 7 a 18 anos demonstraram talento, técnica e espírito esportivo, iniciando suas trajetórias nas competições oficiais da canoagem brasileira.
O primeiro dia de disputas, sexta-feira, foi dedicado às provas do K1 da Canoagem Slalom. Com forte presença de clubes do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, os jovens atletas mostraram habilidade e foco nas corredeiras. Entre os destaques, Gabriel Banhara (IMEL) brilhou no K1 Masculino Sub-10, enquanto Sofia Franco Gozzo (ASCAPI) garantiu o ouro no K1 Feminino Sub-10. Nas categorias estreantes e júnior, os nomes de Izabelly Galvão de Freitas (APEN) e Ray Eduardo da Costa (ASTECA) também se sobressaíram com tempos expressivos.
O sábado foi dedicado às provas do C1, com pódios bastante variados entre os clubes participantes. O IMEL dominou diversas categorias, com vitórias de Gabriel Banhara, Ana Helena Kondo, Pedro Balem e Olinda Gonçalves, reforçando a força da base em Foz do Iguaçu. A presença de múltiplos atletas do mesmo clube entre os três primeiros lugares refletiu o trabalho contínuo das associações e o fortalecimento da modalidade entre os mais jovens.
O domingo reservou um espetáculo de emoção com as baterias do Caiaque Cross, encerrando o campeonato com grande entusiasmo. João Paulo Salgado Neves (APEN) e Izabelly Galvão de Freitas (APEN) novamente subiram ao lugar mais alto do pódio, agora nas provas do Cross Infantil e Menor, respectivamente. Outro destaque foi Kauan Henrique de Souza Ramos (APEN), campeão da categoria Júnior Masculino. A energia das disputas empolgou o público e fechou o evento em clima de celebração e promessas para o futuro da canoagem nacional.
Com relação à pontuação por clube, quem se destacou foi a equipe da casa. Ficando em primeiro lugar o Instituto Meninos do Lago (IMEL) do Estado do Paraná com 1375 pontos, após em segunda colocação ficou Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN) de São Paulo com 875 pontos e em terceiro a Associação Tomazinense de Canoagem (ATOCA) com seus 700 pontos.
A competitividade e o alto nível técnico mostraram grande expectativa para o futuro da modalidade. O presidente da CBCa, Rafael Girotto, se mostrou contente com o resultado do evento. “Estamos extremamente felizes com o que vivemos aqui. Foz do Iguaçu bateu recorde de inscrições, recebeu atletas de base de todo o país, e ainda marca o início de uma nova fase com o projeto Revelar Talentos”, destacou Girotto.