Ecovoix destina mais de 11,8 mil latas de alumínio nos primeiros meses de ação

Instituições de ensino públicas e privadas podem fazer parte desta mudança sustentável, não há custo para solicitar e instalar a máquina

Em apenas dois meses, a primeira máquina da Ecovoix, resultado e baseada em modelo pedagógico de aprendizagem ativa coletou quase 12 mil latas de alumínio, em Foz do Iguaçu. A Máquina de Valorização de Resíduos (MVR) embarca tecnologia e é produzida utilizando 94% de material reciclável. Em apenas 60 dias, mais de 182 kg material reciclável já foram destinados sustentavelmente de acordo com a missão e propósito desta nova realidade, comprovando o impacto positivo do projeto.

A unidade-piloto foi instalada no Colégio Bertoni Elos, com alto engajamento de 85% dos alunos participantes, demonstrando a inteligência, atratividade e eficiência da gamificação na educação ambiental. A Ecovoix utiliza tecnologia acessível e aprendizagem por reforço para engajar os alunos por uma mudança sustentável, apoiar cooperativas de catadores e gerar impacto social.

INSPIRAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Inspirada na Waste Management & Recycling Services, o maior serviço de gestão de resíduos sólidos do mundo, localizado em Houston, nos Estados Unidos, a MVR foi construída em parceria com quatro cursos de graduação do Centro Universitário Descomplica UniAmérica: Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Psicologia e Design Gráfico.

Mauricio Pedroso, idealizador e fundador da iniciativa, explica o funcionamento: “As MVRs são instaladas nas instituições de ensino, tendo como público os próprios alunos. Neste caso, o Colégio Bertoni Elos. O aluno se cadastra no aplicativo e faz o login na máquina. Cada lata inserida contabiliza 1 ponto, com prazo de validade de até 90 dias.”

Os alunos do Colégio Bertoni Elos já foram premiados, com recorde de 518 latas recicladas por um único estudante. Os prêmios são jogos educativos, que incentivam a habilidades sociais e comportamentais.

RECOMPENSANDO TRANSFORMAÇÃO
Unindo educação, sustentabilidade e tecnologia, a Ecovoix é um projeto inovador que está aberto para novas parcerias que abracem o modelo de gestão ESG (Environmental, Social and Governance) com ações focadas em meio ambiente, transformação social e governança. A Ecovoix já coletou latas de hotéis, bares, restaurantes e tem parceria com o Sindhoteis de Foz do Iguaçu.

“Estamos impulsionando a mudança de comportamento, uma necessidade global, através da ação local, que é onde devemos começar. Combinamos tecnologia acessível, educação, incentivo aos hábitos de reciclagem e gamificação para tornar atrativa e divertida uma responsabilidade que é de todos” – explica Mauricio. “As latas serão doadas para Cooperativas ou Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) e associações dos profissionais da reciclagem, a serem indicadas pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura”.

COMO TER UMA MÁQUINA DE VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS?
Instituições de ensino públicas e privadas podem fazer parte desta mudança sustentável. Não há custo para solicitar e instalar a máquina e, como retorno, os alunos desenvolvem uma mentalidade mais proativa, focada em educação ambiental, uma verdadeira redução da pegada ecológica. Para adquirir, basta entrar em contato com a equipe pelo Instagram ou WhatsApp disponíveis ao final da matéria.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E DIGNIDADE HUMANA
A Ecovoix também está comprometida com a cidadania, destinando parte dos recursos arrecadados para ONG Projeto Coração, presidida por Scheila Melo, 3ª Sargento da Polícia Militar e atual Secretária Municipal da Mulher. O Projeto Coração atende, diretamente, 60 meninas, jovens em situação de vulnerabilidade social, moradoras da comunidade do Bubas, em Foz do Iguaçu, a maior ocupação de área particular da América Latina, com quase duas mil famílias.

ECOVOIX E AS ODS
Ao promover uma transformação social por meio da reciclagem, a Ecovoix colabora com 60% dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, sendo a Erradicação da Pobreza (1), Educação de Qualidade (4), Igualdade de Gênero (5), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8), Indústria, Inovação e Infraestrutura (9), Redução das Desigualdades (10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo e Produção Responsáveis (12), Vida Terrestre (15) e Parcerias e Meios de Implementação (17).

RECICLE SUAS IDEIAS – VAMOS CONVERSAR
Para solicitar a instalação de uma máquina da Ecovoix é necessário entrar em contato pelo Instagram (@ecovoix_) ou pelo WhatsApp (45 99955-5265). Interessados em conhecer o modelo, podem ainda visitar a Máquina de Recompensa Ambiental, instalada no Bertoni Elos, localizado na Av. das Cataratas 1881, Vila Yolanda, mesmo prédio do Centro Universitário Descomplica UniAmérica.

da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *