Turismo de Foz do Iguaçu bate recordes e atrai multidões no feriadão da Páscoa e Tiradentes
Turistas de 75 nacionalidades visitaram os principais atrativos da cidade, que se consolida como um dos destinos mais procurados do mundo
Foz do Iguaçu viveu um dos feriadões mais movimentados da sua história. De 18 a 21 de abril, o município paranaense registrou um fluxo recorde de visitantes nos principais pontos turísticos, consolidando sua posição como um dos destinos mais cobiçados do Brasil e do mundo. O Parque Nacional do Iguaçu, que é considerado o termómetro turístico, recebeu 48.546 visitantes, superando o movimento do Carnaval de 2019 — até então o maior feriado registrado na unidade de conservação.
As Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, encantaram turistas de 75 nacionalidades, com destaque para brasileiros, argentinos e paraguaios, além de visitantes da Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai, França, China e Peru. A força internacional do atrativo reafirma seu papel estratégico na geração de turismo e renda para a região.
Durante o feriadão, a Itaipu Binacional também somou números expressivos: recebeu 14.147 visitantes entre os dias 18 e 21 de abril. Reconhecida como uma das maiores hidrelétricas do mundo, a usina impressiona pela grandiosidade da engenharia e pelas ações de sustentabilidade, que incluem projetos ambientais e o Refúgio Biológico. O complexo turístico oferece visitas técnicas, passeios panorâmicos e experiências únicas que conectam ciência, natureza e inovação. É um dos principais símbolos da integração entre Brasil e Paraguai.
Outro atrativo que teve crescimento expressivo foi o Parque das Aves, referência mundial em conservação ambiental. Localizado em meio à Mata Atlântica, o espaço abriga viveiros imersivos onde aves resgatadas e ameaçadas de extinção convivem em um ambiente natural e educativo. O local também oferece experiências de conexão com a natureza, gastronomia com ingredientes regionais e educação ambiental.
No Marco das 3 Fronteiras, que celebra o encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina, o feriadão também foi histórico: 13.910 pessoas visitaram o atrativo, o maior número desde sua revitalização em 2015. Com apresentações culturais e o pôr do sol mais bonito da tríplice fronteira, o local é um convite à contemplação, cultura e boa gastronomia.
Já o Complexo Dreams Park Show bateu seu próprio recorde, com a maior visitação em um feriado de Páscoa desde sua abertura, em 2014. O espaço reúne atrações para todas as idades, como o Museu de Cera, Ice Bar, Vale dos Dinossauros, Dreams Motor Show, Maravilhas do Mundo e o novo Eco Park, que valoriza o turismo ecológico e interativo.
Texto: Silvana Canal MKT e assessorias
Créditos fotografias: Diogo Justus / Marco das 3 Fronteiras