Aviação na América Latina: desafios e soluções para um futuro sustentável

Especialistas discutem alto custo do combustível e estratégias para descarbonização do setor na 3ª Conferência ALTA sobre Combustível e Sustentabilidade

A aviação na América Latina e no Caribe enfrenta desafios estruturais que exigem soluções coordenadas e sustentáveis. Para debater estratégias, a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) realiza, esta semana, a 3ª Conferência ALTA sobre Combustível e Sustentabilidade, em Santo Domingo, na República Dominicana.

O custo do combustível de aviação, que representa cerca de 35% das despesas operacionais das companhias aéreas na região, é um dos principais obstáculos, sendo significativamente mais alto do que em outras partes do mundo. Esse fator impacta diretamente o preço das passagens e a acessibilidade ao transporte aéreo.

Além disso, a descarbonização do setor é um tema central no evento. Apesar dos avanços na modernização de frotas e melhorias operacionais, o caminho para reduzir emissões exige novas soluções, como o uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), estratégias de compensação de carbono e otimização da infraestrutura.

De acordo com Peter Cerdá, CEO da ALTA, o futuro da aviação deve ser sustentável tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico:
“Se as estratégias para reduzir emissões tornarem as viagens aéreas mais caras e inacessíveis, elas não serão sustentáveis a longo prazo. Precisamos de soluções viáveis para nossa região, promovendo combustíveis sustentáveis, regulamentações eficientes e infraestrutura competitiva.”

A conferência também abordará a evolução do mercado de combustíveis tradicionais, os impactos das mudanças climáticas na aviação e a economia circular no setor. Um dos momentos mais importantes será a discussão de um roteiro regional para a sustentabilidade, com participação ativa dos governos.

Com o apoio do Instituto Dominicano de Aviação Civil (IDAC) e da Academia Superior de Ciências Aeronáuticas (ASCA), a ALTA reforça seu compromisso em impulsionar uma aviação mais eficiente e equilibrada entre competitividade e sustentabilidade na América Latina e Caribe. (Fonte: Travel2latam)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *