Parque das Aves é reacreditado internacionalmente pela ALPZA
Novo ciclo de certificação reafirma que, após 5 anos, o Parque segue atendendo aos mais altos padrões de bem-estar animal, conservação, educação ambiental, sustentabilidade e segurança.
O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, foi recertificado em 20 de março de 2025 pela ALPZA (Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários). A conquista ocorreu após diversas etapas iniciadas em setembro do ano passado, que incluíram o envio de documentos no ato da candidatura, seguidas de entrevistas virtuais, inspeções presenciais e uma audiência de acreditação, na qual uma comissão de especialistas confirmou o cumprimento dos critérios necessários ao processo.
“A renovação deste processo de certificação ressalta o compromisso do Parque das Aves em cumprir sua missão de conectar as pessoas ao mundo natural e agir para salvar espécies da Mata Atlântica. Este feito é novamente um marco em nossos 30 anos de história! Essa conquista só foi possível graças ao trabalho sério e dedicado de cada um de nossos colaboradores. O processo é extremamente rigoroso, e por isso o valorizamos e respeitamos tanto. Vivê-lo em sua integridade nos últimos meses foi extremamente enriquecedor! A busca contínua pela melhora em nossas ações está sempre presente nos processos, por isso aproveitamos cada oportunidade nova de aprimorar e aperfeiçoar o que fazemos para ajustar ainda mais nossas práticas e reafirmar o nosso papel como instituição de referência na América Latina”, afirma Paloma Bosso, diretora técnica do Parque.
O processo de inspeção presencial ocorreu em novembro de 2024, quando uma equipe de três inspetores da ALPZA visitou o Parque por 4 dias para avaliar suas operações. Com base nas normas internacionais da associação, foram avaliados mais de 200 critérios e ao final apresentado um relatório nos quais constavam os aprimoramentos necessários. O Parque teve cerca de 3 meses para implementar as melhorias necessárias e garantir a manutenção dos altos padrões exigidos para a acreditação.
O anúncio da conquista da reacreditação foi feito após uma audiência entre o Parque das Aves, que contou com a presença de Paloma Bosso, diretora técnica, Soraya Penzin, diretora institucional, Luciana Limanski, diretora financeira, Cicero Luccas, diretor de infraestrutura, e demais membros da equipe, e uma comissão da ALPZA, que contou com a presença de Rodolfo Raigoza, presidente, Alexandra Guerra, diretora executiva, Carmen Linares, coordenadora do comitê de acreditação e ética, e mais outros 7 membros da associação.
“Agradecemos a confiança que vocês colocaram durante todos esses anos no processo de acreditação da ALPZA. E fazem isso todos os dias, não somente no período do processo, mas sempre trabalhando para ser uma instituição que melhora a cada dia. Parabenizo vocês, pois são referência mundial. Cada processo que vocês fazem como pessoas e profissionais mostra o compromisso em ser melhor a cada dia”, comentou Carmen Linares, coordenadora do comitê de acreditação e ética da ALPZA durante a audiência.
Compromisso com a excelência
O processo de acreditação envolve uma análise detalhada de diversas áreas, incluindo protocolos de manejo de fauna, sustentabilidade, segurança, ações de conservação e programas de educação ambiental. Desde a sua primeira acreditação, em 2019, o Parque das Aves vem aprimorando suas práticas para garantir que atende aos padrões estabelecidos pela ALPZA.
A acreditação da ALPZA é um dos reconhecimentos mais importantes para zoológicos e aquários da América Latina, destacando instituições que operam sob os mais elevados padrões internacionais. O processo em questão foi validado em novembro de 2023 pela Associação Mundial de Zoológicos e Aquários – WAZA, que atestou que os mais altos critérios de avaliação de zoológicos e aquários são considerados no processo de avaliação latino-americana.
Assim, além de reforçar o compromisso do Parque das Aves com as áreas mencionadas, a certificação transmite aos visitantes a certeza de que estamos seguindo as melhores práticas no cuidado com os animais e na conservação da biodiversidade.
“Nosso trabalho é dinâmico, guiado pelo compromisso com a ciência, além de sempre buscar aprimoramento. Cada membro da nossa equipe se dedica diariamente para garantir não apenas o bem-estar dos animais, mas também para proporcionar uma experiência enriquecedora aos nossos visitantes e um ambiente de trabalho que valoriza o aprendizado e a inovação para nossos colaboradores. A reacreditação da ALPZA reforça que estamos evoluindo no caminho certo”, finaliza Paloma Bosso.
Processo contínuo de aprimoramento
O Parque das Aves foi acreditado pela primeira vez em 2019. Na época, já cumprindo o Código de Ética da ALPZA, a instituição focou em revisar processos de trabalho para os ajustes necessários, bem como normatizar procedimentos para suas atividades.
Para que a reacreditação fosse possível, o Parque das Aves seguiu tanto ampliando seu compromisso com a excelência nos processos já implementados, quanto reafirmando seu papel como referência em conservação e bem-estar animal, afinal a ALPZA frequentemente adota novos critérios de avaliação, incorporando atualizações necessárias às áreas envolvidas na certificação e refinando os requisitos previamente estabelecidos.
“O processo de reacreditação foi desafiador, mas orgânico, pois embora exija uma dedicação contínua de toda a equipe para seguirmos no atendimento de cada um dos novos critérios estabelecidos, esse trabalho é gradualmente absorvido em nossas ações para permitir que ao longo dos 5 anos as novas exigências fossem cumpridas com excelência. Agora, com a certificação renovada, nosso compromisso se mantém: continuar operando dentro dos mais altos padrões. A missão do Parque das Aves não se encerra com a reacreditação, ela é um trabalho contínuo e em constante evolução”, reforça Paloma.
De acordo com Alexandra Guerra, diretora executiva da ALPZA, a reacreditação reafirma que o Parque das Aves se mantém como uma instituição de excelência no cenário latino-americano.
“A ALPZA promove o reconhecimento profissional das instituições que demonstram comprometimento com padrões rigorosos de Segurança, Bem-Estar Animal, Educação, Conservação e Sustentabilidade. O Parque das Aves demonstrou novamente que atende a esses requisitos com excelência, e por isso, celebramos sua reacreditação”, destaca Alexandra.
O Parque das Aves segue sendo o único zoológico brasileiro acreditado pela ALPZA. Em janeiro de 2025, o Oceanic Aquarium foi acreditado pela ALPZA, sendo o primeiro aquário no país que recebeu a certificação.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.