Consevitis-RS e Sebrae unem comunicadores para promover a vitivinicultura de Bituruna

Projeto reúne imprensa e influenciadores para destacar tradição vitivinícola do Sul do Paraná

Bituruna, localizada a mais de 300 km de Curitiba, carrega não apenas a influência da cultura italiana, mas também o título de Capital do Vinho do Paraná, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado em 2020. Reconhecida pela qualidade de sua produção vitivinícola, a cidade mantém viva uma tradição passada entre gerações, consolidando-se como um importante polo do enoturismo na região.

Com o objetivo de fortalecer essa identidade e atrair visitantes, o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae promoveram o Projeto Imagem. A iniciativa, realizada entre 17 e 21 de fevereiro, levou jornalistas e influenciadores para uma Press Trip Nacional, proporcionando experiências imersivas na cultura da uva e do vinho, reforçando Bituruna como um destino turístico de destaque no Brasil. “A produção de vinhos local está intimamente ligada à cultura da cidade. Essa cultura deu força, mais tarde, para a conquista do selo da Indicação Geográfica (IG) com a variedade Casca Dura, trazida pelos colonizadores. Todo esse processo, que vem sendo construído há anos, tem fortalecido o turismo local e levado os produtos de Bituruna para diversas regiões do País, com segurança e qualidade”, destaca a consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki.

Martha Caus, executora do Projeto Imagem, destaca que a escolha de Bituruna como destino no Paraná aconteceu pelo fato de o município ser reconhecido como uma região produtora de vinho e que conta com uma Indicação Geográfica (IG). “Isso foi determinantes para virmos para cá. O intuito do projeto é justamente dar mais visibilidade para esses polos produtores de uva e vinho, trazendo jornalistas e formadores de opinião para que conheçam, vivenciem e repliquem as informações aqui coletadas, para que os vinhos se tornem reconhecidos e valorizados pelos consumidores”, conta Martha.

O assessor de Cultura, Turismo e Comunicação de Bituruna, Gerson Luis Lazarini, destaca que o município vem investindo no fortalecimento do turismo e consolidando-se como um dos principais destinos da região para quem busca experiências ligadas a vitivinicultura, gastronomia e eventos culturais. “Um dos grandes atrativos do município é a Rota do Vinho, que reúne diversas vinícolas tradicionais onde os visitantes podem conhecer o processo de produção, degustar rótulos premiados e vivenciar o enoturismo em meio a belas paisagens. Essa tradição se conecta diretamente à gastronomia local, com restaurantes especializados na culinária italiana e que valorizam os sabores típicos e harmonizações com vinhos regionais”, explica Gerson.

Experiência Imersiva

Os convidados tiveram a oportunidade de explorar as vinícolas de Bituruna, incluindo a Sanber, Bertoletti e Sandi, além de vivenciar uma programação especial que celebrou a cultura local. A experiência incluiu jantares harmonizados, gastronomia italiana, passeios por pontos turísticos emblemáticos, como o garrafão de vinho na entrada da cidade, visitas aos parreirais e a tradicional pisa, técnica ancestral em que as uvas são esmagadas com os pés para extração do suco. O roteiro ainda contemplou uma visita ao monumento de Santa Bárbara, padroeira do município, e à Ervateira Verde Real, além do Parque de Eventos e outros atrativos.

Para Michele Bertoletti Rosso, enóloga e CEO da Vinícola Sanber, a iniciativa já apresenta impactos positivos. “Estamos cada vez mais nos especializando em entregar experiências turísticas que vão muito além de uma garrafa de vinho, em que se pode viver toda a cultura e história. A visita destes comunicadores contribui para que mais pessoas conheçam o potencial turístico da região. Nosso site de agendamento já está tendo bastante procura, diversas mensagens em redes sociais. Estamos colhendo frutos desta divulgação já”, comemora Michele.

Sebrae/PR impulsiona turismo inteligente em Bituruna

Desde 2022, o Sebrae/PR tem trabalhado no desenvolvimento do turismo em Bituruna por meio do programa Destino Turístico Inteligente (DTI). A iniciativa envolveu o levantamento de dados, a criação de jornadas turísticas e a capacitação de empresários locais, preparando-os para receber visitantes e aprimorar a experiência oferecida. “Um dos nossos principais focos foi avaliar os empreendimentos e identificar como poderiam melhorar suas experiências, encantar os clientes e aprimorar as vendas”, explica Vanessa Viganó Vivan, consultora do Sebrae/PR. “Desde então, temos acompanhado o fortalecimento dos empreendedores, o trabalho integrado da cadeia produtiva local e, com isso, o crescimento do turismo e o reconhecimento da cidade”, acrescenta.

Indicação Geográfica e reconhecimento nacional

Em 2022, os vinhos produzidos em Bituruna conquistaram a Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), um selo que certifica a qualidade e a autenticidade dos produtos de determinada região. O reconhecimento, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), reforça a tradição vitivinícola do município.

Quatro vinhos do tipo Casca Dura – um branco, aromático e seco, originado do cruzamento natural da uva moscato com uma variedade nativa – receberam a certificação. As vinícolas Sanber, Bertoletti, Di Sandi e Dell Mont foram contempladas com a IG, consolidando Bituruna como um dos principais polos da viticultura paranaense.

Legenda foto de capa. Comunicadores conhecerem o garrafão, símbolo de Bituruna, localizado na entrada da cidade. Fotos: Siderlei Ditadi
Fonte: Sebrae

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