Turismo impulsiona economia e gera mais de 405 mil empregos no Brasil

Pesquisa revela otimismo da população e aponta potencial para expansão do setor turístico

O turismo, além de promover lazer e enriquecimento cultural, desempenha um papel fundamental na economia, criando milhares de vagas de trabalho. Uma pesquisa da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), revelou que 84% dos brasileiros consideram o setor importante para a geração de empregos. O estudo, intitulado “Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira”, aponta que, desde 2023, o turismo foi responsável pela criação de 405 mil postos de trabalho com carteira assinada no Brasil.

Segundo o levantamento, 43% da população percebe crescimento do turismo nacional nos últimos dois anos. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o impacto econômico do setor: “A percepção do brasileiro reflete o tamanho do impacto econômico do turismo no país e os bons resultados obtidos durante os dois primeiros anos da atual gestão do governo do presidente Lula. A atividade turística é uma forma eficaz de promover desenvolvimento regional e reduzir a desigualdade no país”, afirmou.

Recorde de Empregos e Potencial de Crescimento

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que, desde 2023, 405.382 vagas formais foram abertas em mais de 50 atividades econômicas ligadas ao turismo, refletindo diretamente na queda do desemprego. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) registrou que o Brasil atingiu a menor taxa de desemprego da série histórica, 6,6%.

Apesar dos avanços, 51% dos brasileiros acreditam que o Brasil ainda tem grande potencial econômico inexplorado no turismo. Questionados sobre o aproveitamento desse potencial:

  • 43% consideram que o país aproveita o setor turístico, sendo 19% com alto aproveitamento;
  • 43% afirmam que o potencial é pouco aproveitado.

Crescimento de Investimentos Internacionais

A pesquisa revelou que o principal benefício do turismo, segundo a opinião popular, é a atração de investimentos. Em 2024, os investimentos estrangeiros no setor turístico cresceram expressivamente. De acordo com o Ministério do Turismo, com base em dados do Banco Central (Bacen), o Brasil recebeu US$ 360 milhões em investimentos diretos, representando um aumento de 40% em relação a 2023.

Combate à Desigualdade é Prioridade para o Turismo

Entre as políticas públicas com maior potencial para impulsionar o turismo, 33% dos entrevistados destacaram a importância do combate à pobreza e à desigualdade social, considerando essas ações estratégicas para alavancar o setor. Outras medidas apontadas foram:

  • 21% – Incentivos para reduzir o custo de viagens de lazer;
  • 13% – Reforço na segurança pública;
  • 12% – Investimentos em infraestrutura nos principais destinos turísticos, incluindo obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento);
  • 6% – Políticas de qualificação profissional para o setor turístico.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa foi realizada pela Nexus, a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O levantamento contou com 5.542 entrevistas domiciliares com pessoas a partir de 16 anos, abrangendo as 27 Unidades da Federação (UFs). As entrevistas ocorreram entre 14 e 28 de outubro de 2024, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e 95% de intervalo de confiança.

LEGENDA DA FOTO – A imagem retrata o passeio de barco do Macuco Safari, uma das atrações mais procuradas em Foz do Iguaçu, que gera centenas de empregos e movimenta o turismo local ao receber visitantes do mundo inteiro. Os barcos são conduzidos por pilotos e copilotos altamente treinados, que passam por capacitações a cada dois meses. O treinamento contínuo garante que os profissionais estejam preparados para agir em qualquer situação de emergência, reforçando o compromisso do atrativo com a segurança e a excelência no atendimento.

Fonte: Ministério do Turismo e Nexus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *