Emirados Árabes sediam simpósio global para impulsionar aviação sustentável
Evento da ICAO em Abu Dhabi discute descarbonização e investimentos em combustíveis sustentáveis
A reunião de alto nível, organizada pelo Governo dos Emirados Árabes Unidos e realizada em Abu Dhabi de 10 a 12 de fevereiro, destacou o forte apoio político da comunidade internacional aos esforços da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) para promover o desenvolvimento da aviação sustentável em todo o mundo.
“Em nossos 193 Estados-membros, a implementação dos padrões e estratégias da OACI ajuda a moldar e promover um desenvolvimento econômico mais amplo, progresso social e proteção ambiental”, afirmou o presidente do Conselho da OACI, Salvatore Sciacchitano, durante a Mesa Redonda Ministerial do GISS. “O caminho para a aviação sustentável atualmente varia consideravelmente entre os Estados, e sua presença aqui demonstra comprometimento e progresso em direção aos nossos objetivos compartilhados.”
O secretário-geral da OACI, Juan Carlos Salazar, ressaltou o foco nas ações ambientais: “Os ministros estão abordando a sustentabilidade e examinando como alcançar um crescimento responsável alinhado com nossa meta global de longo prazo de emissões líquidas zero de carbono. Suas estratégias incluem desenvolver regulamentações para reduzir o impacto climático da aviação civil e promover mecanismos de investimento, como o Finvest Hub, uma plataforma inovadora que conecta investidores com projetos de aviação sustentável, especialmente em países em desenvolvimento.”
Entre os destaques do evento estão a assinatura de importantes acordos para o financiamento da aviação e a produção de combustíveis sustentáveis. Durante o simpósio, também foi anunciado o lançamento dos Mercados Globais de Aviação Sustentável (GSAM) pelos Emirados Árabes Unidos. Essa nova plataforma colaborativa visa acelerar a descarbonização da aviação, expandindo a produção de combustíveis sustentáveis e criando mecanismos de financiamento inovadores.
O evento reforça o papel da OACI como líder na entrega de soluções práticas para a aviação sustentável, com foco especial no suporte técnico a Estados com recursos limitados, facilitando a implementação de projetos ambientais.
A programação inclui transmissões ao vivo pela ICAO TV, com sessões importantes, como:
- Cerimônia de abertura – 10 de fevereiro
- Skytalks com líderes da indústria – 10 de fevereiro
- Inovação em inteligência artificial e aviação – 11 de fevereiro
- Painéis sobre combustíveis sustentáveis e atualizações do Finvest Hub – 12 de fevereiro
- Cerimônia de encerramento com anúncio do GISS 2026 – 12 de fevereiro
O simpósio, que segue até 12 de fevereiro de 2025, deverá revelar novos anúncios sobre iniciativas de financiamento e acordos estratégicos para fortalecer a aviação sustentável globalmente.
Fonte: ICAO.