Passeio de Trem no Paraná é reconhecido como um dos melhores do mundo
Roteiro entre Curitiba e Morretes integra lista de viagens ferroviárias inesquecíveis publicada pela Lonely Planet
O trajeto ferroviário que conecta Curitiba a Morretes, operado pela Serra Verde Express, foi eleito um dos melhores passeios de trem do mundo. A indicação veio da Lonely Planet, renomada editora de guias de viagem, que incluiu o roteiro na edição 2025 do livro “Amazing Train Journeys”. A publicação destaca as 60 mais memoráveis viagens de trem ao redor do planeta, com base na avaliação de mais de 200 especialistas internacionais. O passeio paranaense é o único representante brasileiro no ranking, ocupando a 14ª posição.
O percurso, que atravessa a Serra do Mar, é exaltado por sua experiência turística única, percorrendo 65 quilômetros ao longo de 41 pontes, 13 túneis e deslumbrantes paisagens de Mata Atlântica preservada. Destaque especial vai para a Ponte Metálica São João, uma obra de engenharia belga que proporciona vistas espetaculares.
Para o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o reconhecimento é uma oportunidade de divulgar os atrativos do Estado no mercado internacional. “O trem Curitiba-Morretes é um verdadeiro case de sucesso, posicionando o Paraná como referência turística no Brasil e no mundo”, destacou.
O diretor-geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda, celebrou a conquista. “Estar no top 15 mundial é um orgulho imenso. Esse reconhecimento reforça a importância do nosso trabalho e o valor desse passeio como uma experiência única que todos deveriam vivenciar pelo menos uma vez na vida.”
A cada ano, o trajeto atrai cerca de 250 mil turistas, dos quais quase 10% são estrangeiros, consolidando sua relevância para o turismo paranaense e nacional.
Atualmente, a Serra Verde Express conta com categorias de luxo, boutique e econômicas, com vagões que oferecem diferentes experiências aos turistas. Confira AQUI.
(Com assessoria)