Foz do Iguaçu encerra 2024 com recordes e crescimento expressivo no turismo

Destino do Mundo celebra números impressionantes em seus principais atrativos turísticos

O Parque Nacional do Iguaçu, considerado o termómetro para calcular o número de visitantes em Foz do Iguaçu e que abriga as majestosas Cataratas do Iguaçu – uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza – encerrou o ano de 2024 com 1.893.116 visitantes, a segunda maior marca de sua história, superada apenas pelo recorde de 2019. Turistas brasileiros se destacaram com 1.119.590 visitas, o maior número já registrado. Além disso, 190 nacionalidades estiveram presentes no parque, incluindo argentinos, americanos, franceses e colombianos, reafirmando sua vocação internacional.

Os visitantes brasileiros foram maioria, representando 59% do público em 2024. Todos os 26 estados e o Distrito Federal estiveram presentes na Maravilha Mundial da Natureza ao longo do ano. A lista dos estados com maior número de visitantes é liderada por Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Acre. “Encerramos 2024 com números históricos que refletem o amor dos brasileiros e o encanto que as Cataratas e o Parque Nacional do Iguaçu despertam no mundo todo. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho em conjunto e à parceria sólida com o ICMBio, que nos permite inovar e oferecer experiências inesquecíveis para os visitantes, sempre em harmonia com a conservação da biodiversidade”, destacou Mario Macedo, CEO da concessionária.

Nacionalidades – O número histórico de 190 nacionalidades, o parque recebeu 773.526 estrangeiros, representando 41% da visitação total da unidade de conservação. Após os brasileiros, o ranking de nacionalidades que mais se conectaram com as Cataratas do Iguaçu em 2024 inclui argentinos, estadunidenses, paraguaios, franceses, espanhóis, alemães, peruanos, chilenos, colombianos e chineses.

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) recebeu 485.990 visitantes em 2024, reforçando seu papel como um dos principais atrativos da cidade. O passeio mais popular foi o Itaipu Panorâmica, com 329.424 visitantes, seguido pelo Itaipu Especial, que recebeu 66.112 turistas. A diversidade de nacionalidades também se destacou, com argentinos, chilenos, americanos e alemães entre os principais públicos estrangeiros.

Para além dos passeios tradicionais, o Refúgio Biológico Bela Vista atraiu 47.113 visitantes, enquanto o Ecomuseu e o evento Itaipu Iluminada conquistaram 15.597 e 26.788 visitas, respectivamente. Segundo Marcelo Giongo, gerente do CTI, os números refletem o esforço da equipe em oferecer experiências inesquecíveis aos turistas.

Para o gerente do CTI, Marcelo Giongo, o número de quase meio milhão de visitas atendidas em 2024 reforça o importante papel do Turismo Itaipu para o cenário turístico da cidade. “Esse resultado reflete o trabalho dedicado da nossa equipe e o compromisso em oferecer uma experiência única e inesquecível para cada visitante”, destacou.

O Parque das Aves, que completou 30 anos em 2024, recebeu 821.146 visitantes, consolidando-se como o segundo atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu, atrás apenas das Cataratas. O aumento de 2% em relação a 2023 e o recorde de 61.504 moradores da comunidade local demonstram o forte engajamento com a população regional. Visitantes de 180 nacionalidades também marcaram presença, com destaque para argentinos, paraguaios, americanos e chineses.

Os argentinos foram os visitantes estrangeiros de 128 países com maior presença (5.754), à frente dos chilenos (3.447), americanos (3.218), alemães (3.138) e chineses (3.080). “Estamos muito felizes em fechar este ano especial com números tão positivos. É um orgulho e satisfação ter recebido a nossa comunidade e tantas pessoas do Brasil e do mundo que vieram conhecer e acreditam no nosso trabalho de resgate, abrigo e conservação das espécies da Mata Atlântica”, celebra Luciana Limanski, diretora financeira do Parque das Aves.

O parque segue como uma referência em conservação da biodiversidade e educação ambiental, encantando turistas com sua rica fauna e flora.

O charmoso Marco das Três Fronteiras encerrou 2024 com números que superaram o recorde de 2019, quando 453.443 pessoas visitaram o atrativo. No último domingo de dezembro, o número de visitantes rompeu esta marca, consolidando o Marco como uma parada obrigatória para quem visita Foz do Iguaçu.

A atração é reconhecida por suas apresentações culturais, vistas panorâmicas e gastronomia, além de ser um símbolo da integração entre Brasil, Argentina e Paraguai. Durante as férias, o Marco estará aberto todos os dias, oferecendo uma experiência inesquecível para turistas e moradores locais.

Para Felipe Giublin, diretor do Grupo Cataratas, a visitação superou as expectativas e demonstra o resultado de um trabalho integrado com a cidade. “Conseguimos recuperar a visitação histórica e atrair um número ainda maior de visitantes neste ano. Nossas equipes estão de parabéns pelo trabalho realizado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *