MTur expande categorias e impulsiona municípios turísticos

Mapa do Turismo Brasileiro cresce 151%, ampliando repasses e monitoramento econômico do setor

O número de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor foi ampliado em 151%. Essa foi a atualização da categorização do Mapa do Turismo Brasileiro, publicada nesta quarta-feira (18). Agora, além das 27 capitais, outros 129 municípios estão na categoria “A”. Esse agrupamento inclui, por exemplo, cidades como Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), Armação dos Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO).

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dados reforçam o trabalho do Ministério em desenvolver uma ferramenta que apoie, de maneira objetiva, a tomada de decisões. “É um marco importante! A regionalização é uma estratégia eficiente que define as regiões turísticas do país. Ela permite a promoção organizada e sustentável do setor, fortalecendo o turismo local e otimizando os recursos”, destacou.

Além do crescimento na categoria “A”, o número de municípios também aumentou nas categorias “B” (+29,8%), “C” (+27,4%) e “D” (+24,3%). Isso reflete os investimentos realizados nos últimos anos para impulsionar o turismo no Brasil.

O grupo “B” inclui 361 municípios com expressiva participação das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Juntos, os grupos “A” e “B”, que somam 517 municípios, concentram mais da metade do fluxo doméstico e internacional. O grupo “C”, com 756 municípios, inclui cidades como São Félix do Xingu (PA) e Campo Largo (PR).
A categoria “D” abriga o maior número de municípios, com menor fluxo turístico e empregos formais no setor.

Essa ferramenta é essencial para monitorar o desempenho da economia do turismo e orientar políticas públicas. Com base na metodologia de cinco categorias (“A” a “E”), a atualização reflete o crescimento do turismo no país.

Regionalização e Planejamento

O Mapa do Turismo agrupa municípios com vocação turística ou impacto direto do setor. Ele orienta políticas como a destinação de recursos do Ministério do Turismo.

Atendendo à Nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027, o MTur trabalha na construção de nova metodologia, prevista para 2025.
A participação no Mapa está aberta a todos os municípios que cumpram os seguintes critérios:

  • Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;
  • Contar com uma Lei Orçamentária específica;
  • Ter prestadores de serviços cadastrados no CADASTUR;
  • Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;
  • Assinar um termo de compromisso;
  • Preencher a aba de atividades turísticas no sistema.

Municípios interessados devem preencher o cadastro no sistema online:
www.sistema.mapa.turismo.gov.br.

Com informações do MTur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *