Mostra de Cinema realizado por Mulheres Palestinas chega em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu receberá entre os dias 11 a 14 de dezembro uma mostra de filmes realizados por cineastas mulheres que tratam de aspectos históricos, sociais e culturais sobre a Palestina e a luta e a resistência do seu povo.
Durante os quatro dias da Mostra de Cinema Feminino da Palestina acontecerão projeções, exposição fotográfica e debates na Unila, na Unioeste, no IFPR e no Cinema do Shopping JL. A mostra é um espaço privilegiado para entender a história da Palestina, para a demonstração da solidariedade, além de ser uma oportunidade para visualizar uma série de filmes que partem de diferentes experimentações de linguagem desde o documentário à ficção científica. As exibições na cidade contarão com filmes que integram a Mostra de Cinema Árabe Feminino que acontece há quatro anos nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, em especial.
Na mesa de abertura no dia 11 de dezembro, às 18h30, na Unila, a mostra receberá a representação da Embaixada da Palestina no Brasil, a presidência da Federação Árabe Palestina no Brasil, detre outras autoridades locais e entidades envolvidas.
A Mostra é organizada pela produtora de cinema de Foz do Iguaçu Ñanduti Cine, em parceria com as produtoras Caprisciana Produções, Circular Filmes, Partisana Filmes, Cineclube Formiga e Mostra de Cinema Árabe Feminino. Tendo apoio da UNILA-Proex, da Fepal, Cebrapaz, Unioeste, IFPR, dentre outras entidades. O projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo de Foz do Iguaçu, o que possibilitou sua execução.
Segundo a coordenadora geral da ação, a professora de Cinema da Unila, Fran Rebelatto, a mostra traz à Foz do Iguaçu uma importante contribuição, tanto no sentido do debate histórico e social sobre os conflitos do Oriente Mèdio, a dura realidade vivenciada na Palestina, mas também, posiciona o cinema como um instrumento de reflexão para entender a realidade a partir de suas várias formas de manifestação e linguagem.
Ainda, conforme as curadoras: “As mulheres cujos filmes serão exibidos querem borrar as fronteiras entre passado, presente e futuro, considerando, que o tempo palestino é um “tempo perturbado”, atravessado pelo empreendimento colonial que sequestra não somente o território, mas também tenta sequestrar a memória do povo palestino para que não exista futuro desse povo. Esse limbo temporal está presente em praticamente todos os filmes desta mostra”.
O que: MOSTRA DE CINEMA FEMININO DA PALESTINA
Quando: de 11 a 14 de dezembro
Onde: Unila, Unioeste, IFPR e CineCataratas
Dia 11 (quarta-feira), 18h30 – Abertura da mostra e filme, na Unila – Jardim Universitária, no 3º andar – Auditório Martina
Dia 12 (quinta-feira), 19h – Mostra especial Cineasta Larissa Sansour – Auditório Central da Unioeste
Dia 13 (sexta-feira), 19h – Mostra especial Imagens de Gaza – Unila – Jardim Universitária, no 3º andar – Auditório Martina
Dia 14 (sábado), 19h – CineCataratas – Shopping JL
Programação completa: https://www.nanduticine.com/mostra-de-cinema-feminino-da-palestina