Foz do Iguaçu lança pesquisa para melhorar experiência turística

Treinamento capacita equipe para coletar dados estratégicos em dezembro

De 5 a 31 de dezembro, a Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos (SMTU) e o Itaipu Parquetec, com apoio do Fundo Iguaçu, realizarão uma Pesquisa de Demanda Turística para entender melhor o perfil dos visitantes em Foz do Iguaçu.

Para capacitar os 10 pesquisadores responsáveis, foi realizado um treinamento na segunda-feira (2), nas dependências do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O objetivo foi reforçar técnicas de abordagem e a importância da coleta de dados estratégicos em zonas turísticas.

“Não podemos atuar sem dados. Eles embasam nossas decisões para que sejam responsáveis e assertivas com o turista. Mostramos aos pesquisadores como sua atuação contribui diretamente para melhorar o turismo em Foz”, destacou Sheila Domingues, da Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos da SMTU.

Os pesquisadores atuarão na rodoviária, no aeroporto, na Ponte da Fraternidade, no Posto da PRF na BR-277 e em hotéis, utilizando uma plataforma digital para registrar as respostas. Disponível em português, inglês e espanhol, o questionário abordará temas como custos de viagem, origem do visitante e acessibilidade dos atrativos.

Sem dados, não conseguimos tomar decisões assertivas. A atualização do perfil do turista possibilita avanços tanto na esfera pública quanto na privada”, explicou Viviane Welter, do Itaipu Parquetec.

Patrícia Moreira de Souza, pesquisadora que participou de uma ação semelhante há 14 anos, ressaltou: “Foi interessante entender como o turista vive a cidade. O treinamento foi um reforço valioso, e as perguntas estão mais atualizadas.”

Guilherme de Almeida, estreante na pesquisa, está animado: “Será uma experiência rica, conversando com pessoas de diferentes culturas e ajudando a melhorar nosso turismo.”

Os resultados, esperados para o início de 2025, serão analisados para embasar projetos estratégicos que reforcem Foz como um destino de referência mundial.

Com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *