Camara municipal de foz do iguaçu

Alunos do projeto social ‘Velejar é Preciso’ vivem experiência de mergulho no Lago de Itaipu durante o Foz Internacional Boat Show

A atividade foi promovida pela Pro Diver Centro de Mergulho (PR) durante o Foz Internacional Boat Show, evento náutico que segue até domingo (01), no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI)

Na tarde de sexta-feira (29), cerca de 15 alunos do projeto social ‘Velejar é Preciso’, iniciativa do Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) criada em 2001, participaram de uma experiência única de mergulho equipado no Lago de Itaipu. Com o uso de equipamentos profissionais, os jovens, com idades entre 12 e 17 anos, tiveram a oportunidade de explorar o fundo do lago e conhecer mais sobre o ecossistema subaquático. A ação foi promovida durante o terceiro dia do Foz Internacional Boat Show com o objetivo de fortalecer a paixão pelo universo náutico e pela preservação das águas. O evento segue até domingo, com a exposição de 30 barcos, além de programação diversificada para toda a família. Ingressos podem ser obtidos neste link https://bit.ly/4fw5tJF.

Mário Júnior, de 12 anos e aluno há 1 ano e meio do projeto ‘Velejar é Preciso’, comentou que a experiência foi maravilhosa. “Eu adorei. Foi incrível. Minha primeira vez mergulhando com equipamento e tudo. Já entrei na água outras vezes depois das aulas de vela, mas hoje foi diferente. Lá embaixo é ainda melhor. Vi até algumas algas e peixes”, disse.

“O mergulho agrega muito à experiência de nossos alunos. Além de estimular a curiosidade, a prática reforça a importância da respiração, algo fundamental para os velejadores, que lidam diretamente com os desafios do vento e das águas. Ver as crianças se adaptando ao ambiente subaquático e se conectando com o lago é algo realmente transformador”, afirmou Edilma Patriota, coordenadora do projeto Velejar é Preciso.

“As crianças já participam de um projeto incrível, o ‘Velejar é Preciso’, e, com essa experiência de mergulho, queremos mostrar outro potencial do Lago de Itaipu. Nosso objetivo é que elas possam explorar o mergulho subaquático como uma nova atividade e, no futuro, talvez se tornarem mergulhadores certificados ou guias locais. Além disso, para nós é muito satisfatório poder também contribuir para que eles fiquem focados na prática de atividades e esportes junto à natureza”, comentou Fábio Sant’Anna, sócio-diretor da Pro Diver Centro de Mergulho, empresa de Porto Rico (PR), responsável pela ação no evento.

“Ter contato direto com as águas é uma experiência transformadora, especialmente para as crianças, que enxergam o mundo com curiosidade. A prática de mergulho proporcionada durante o evento não foi apenas uma atividade de lazer, mas um momento de conexão genuína com a natureza. Essa vivência desperta um senso de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente, além de fortalecer o contato com o universo náutico”, afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.

O Foz Internacional Boat Show tem diversas atrações ao público, como exposições de embarcações, campeonato de pesca esportiva e passeios de vela gratuitos. Além disso, reforça a vocação de Foz do Iguaçu como polo de turismo e esportes náuticos.

O evento conta com o apoio de instituições, como o Fundo Iguaçu, voltado ao desenvolvimento e promoção turística, e o Viaje Paraná, programa do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Turismo. Também apoiam o Foz Internacional Boat Show a Itaipu Parque Tecnológico, a Itaipu Binacional e o Foz do Iguaçu Destino do Mundo, além do Governo Federal.

da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *