Batalha de robôs movimenta público de crianças e adolescentes no 2º dia do Latinoware

Os estudantes aprenderam a montar um robô em 90 minutos e depois houve uma disputa entre eles

Mais de 50 participantes do Latinoware aprimoraram seus conhecimentos em robótica no 2º dia do evento, realizado no Itaipu Parquetec. Na oficina ministrada pelo professor Gustavo Henrique de Almeida, fundador da Ctrl 3D, eles aprenderam a confeccionar um robô guerreiro em apenas 90 minutos, mesmo sem saber programar. “Isso é possível graças à programação por blocos, que são bem ilustrativos, então as crianças conseguem pegar bem fácil. A montagem dos robôs é bem simplificada também, usando chaves de fenda, chave Philips, e posicionando os motores. Então eles aprendem um pouco de elétrica, mecânica e programação”, explica.

Após a oficina, os estudantes tiveram a oportunidade de participar do sumô ou batalha de robôs. “A batalha de robôs consiste em colocar dois robôs ao mesmo tempo em uma pista em formato circular e um tem que empurrar o outro para fora. O vencedor é aquele que empurrar o outro para fora primeiro. O tempo máximo da luta é de dois minutos. O interessante é que os robôs não têm controle remoto. Com sensores, eles conseguem detectar os adversários e assim atacar ou desviar. Os alunos que programaram os robôs têm a partir de 6 anos até a galera que já está na faculdade”, conta.

Jemna Musser Leal é mãe do Victor Leal, que tem apenas 8 anos e foi um dos participantes da batalha. “A gente sempre busca algo para o nosso filho, para que ele possa se desenvolver mais fora do ambiente escolar. Então, quando a gente vê essa competitividade sadia é muito bom, porque desenvolve muitas habilidades socioemocionais nas crianças, tanto na questão de construir o robô, seja em equipe ou de maneira individual, quanto dessa parte da competição, em que ele tem que trabalhar toda essa questão das emoções. Isso nos ajuda tanto em casa, na rotina do dia a dia, quanto para o mundo”, afirma.

Inscrições seguem abertas
O Latinoware segue até amanhã, 29 de novembro, com programação intensa das 8h às 18h. As inscrições são gratuitas e seguem abertas no site do evento: latinoware.org.

Nos três dias de evento, 30 mil pessoas devem passar pelo Itaipu Parquetec para conferir o Latinoware e os demais eventos que integram o Festival Iguassu Inova, evento amplo que será realizado até o dia 30 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *