Bleisure Tourism impulsiona o crescimento global de viagens internacionais
Combinação de lazer e negócios se consolida como principal tendência para o setor, segundo WTM World Travel Report 2024.
O relatório WTM World Travel Report 2024 revela que o bleisure – junção de lazer com viagens corporativas – está impulsionando o turismo internacional, especialmente no período pós-pandemia. Mais da metade dos especialistas do setor, em pesquisa da Tourism Economics, identificou o bleisure como a maior oportunidade para o crescimento do turismo global, destacando o impacto dessa modalidade para revitalizar o segmento de viagens de negócios.
O desempenho das viagens de negócios tem sido “um tanto surpreendente em relação às expectativas anteriores”, observa o relatório. Esperava-se que a persistência de reuniões e eventos online após a pandemia causasse o seu declínio.
Em vez disso, as reuniões presenciais “continuam a ser altamente valorizadas” e as dormidas e os gastos empresariais ultrapassaram os picos anteriores. O relatório observa que as viagens de negócios estão a ser organizadas em grande parte em torno de eventos empresariais.
O crescimento anual nas visitas de negócios de cerca de 19% em 2024 supera o crescimento de cerca de 11% nas visitas de lazer de acordo com a Tourism Economics.
Embora se preveja que o crescimento das viagens de negócios desacelere ligeiramente para cerca de 17% em 2025, durante o período de 2024 a 2030, prevê-se que essas visitas cresçam cerca de 50%, em comparação com um crescimento nas visitas de lazer de pouco menos de 30% no mesmo período.
É importante ressaltar que os viajantes a negócios ficam mais tempo e gastam mais por viagem. Embora o volume de visitas de negócios internacionais permaneça atualmente 6% abaixo dos níveis pré-pandemia, o número de dormidas é 3% superior ao de 2019.
Estas visitas prolongadas devem-se em parte à tendência de “bleisure”, isto é, combinar viagens de negócios com dias adicionais de turismo de lazer. Neste sentido, o trabalho remoto teve um efeito positivo, segundo o relatório, uma vez que permite aos viajantes trabalhar no estrangeiro com maior flexibilidade em função do seu tempo livre.
No entanto, as viagens de puro lazer, que também registam estadias mais longas, continuam a ser, de longe, o maior segmento de viagens em termos de volume e gastos, representando 69% das chegadas e 80% dos gastos globais em viagens.
Juliette Losardo, diretora de exposições do World Travel Market London, acrescentou: “O objetivo da WTM é ajudar os participantes a navegar pelas mudanças, garantindo que os profissionais de viagens estejam preparados para o próximo ano. “A produção do WTM World Travel Report apoia o nosso compromisso de fornecer aos participantes as últimas tendências que estão moldando o cenário das viagens.”
“Utilizando uma extensa base de dados que abrange mais de 185 países em todo o mundo como destinos e mercados emissores, abrangendo todos os principais fluxos turísticos bilaterais em termos de visitas, dormidas e despesas, bem como informações únicas sobre a indústria, o relatório “Oferece uma perspectiva abrangente do turismo.”
Uma tendência que acompanha isto é que as chegadas noturnas em todo o mundo ultrapassam o recorde de 1,5 mil milhões, à medida que os consumidores priorizam as viagens e permanecem mais tempo no país.
O crescimento global das viagens atingirá um marco significativo em 2024, uma vez que se espera que as chegadas de turistas internacionais atinjam 1,5 mil milhões, ultrapassando os valores de 2019.
Estima-se que, até 2030, as chegadas de turistas durante a noite (ou seja, visitantes internacionais que ficam pelo menos uma noite) terão crescido mais de 30%, atingindo os 2 mil milhões, graças aos mercados emissores emergentes. Os gastos também estão aumentando. Os gastos globais com turismo de lazer em 2024 ascendem agora a mais de 5,5 biliões de dólares, 24% acima dos valores de 2019.
Mais significativamente, os consumidores parecem estar a dar prioridade às viagens, que representam uma parcela maior dos seus gastos nas principais economias avançadas do que nos dez anos anteriores à pandemia.
No geral, de acordo com dados da Tourism Economics, os gastos com viagens como percentagem dos gastos do consumidor atingiram 8,8% em 2024, em comparação com uma média de 8,2% entre 2010 e 2019. Mesmo em mercados como a Ásia-Pacífico, onde alguns destinos, particularmente a China, Embora tenham ficado para trás na recuperação, as viagens, enquanto percentagem dos gastos dos consumidores, estão a regressar a níveis próximos dos de 2019.
Aumento do tempo de permanência
Globalmente, espera-se que o número de dormidas em todos os alojamentos pagos este ano exceda os níveis de 2023 em 7% e os níveis de 2019 em 16%, de acordo com a Tourism Economics. No entanto, os números não refletem integralmente um crescimento semelhante nas visitas, uma vez que as estadias são cada vez mais prolongadas.
A duração média de permanência para viagens nacionais e internacionais diminuiu na década anterior à pandemia, mas aumentou no período de recuperação e permanece acima da média pré-pandemia. Na verdade, a duração média da estadia em hotéis nas viagens internacionais aumentou 12% em 2024 em comparação com 2019, mais do que compensando a queda de 8% na década anterior.
Várias tendências contribuem para este prolongamento das estadias. De acordo com o inquérito sobre tendências de viagens da Tourism Economics, algumas pessoas estão a optar por viagens mais profundas, mais sustentáveis e “lentas”, talvez reduzindo a frequência em favor de viagens mais longas e envolventes.
A Economia do Turismo também vê um crescimento significativo na chamada “bleisure”, em que os viajantes de negócios ficam mais dias para se dedicarem ao lazer.
Juliette Losardo, Diretora de Expositores da WTM Londres, comentou: “O objetivo da WTM é ajudar os participantes a navegar pelas mudanças, garantindo que os profissionais de viagens estejam preparados para o próximo ano. O desenvolvimento do World Travel Report WTM apoia nosso compromisso de fornecer aos participantes as últimas tendências que estão moldando o cenário das viagens.
“Utilizando uma extensa base de dados que abrange mais de 185 países em todo o mundo como destinos e mercados emissores, abrangendo todos os principais fluxos turísticos bilaterais em termos de visitas, dormidas e despesas, bem como informações únicas sobre a indústria, o relatório “Oferece uma perspectiva abrangente do turismo.”
Fonte: Relatório Global de Viagens WTM/ com https://po.travel2latam.com/