Foz do Iguaçu divulga destinos turísticos LGBTQ+ junto com a Embratur em Osaka no Japão
Agência marca presença no evento da IGLTA ao lado de Foz do Iguaçu (PR) e apresenta destinos de sol e praia, natureza, aventura, gastronomia e cultura de várias regiões do país
A Embratur leva a riqueza dos destinos brasileiros à Convenção Global da Associação Internacional de Viagens LGBTQ+ (IGLTA), que acontece em Osaka, Japão, até sábado (26). Com foco em negócios, o evento reúne mais de 550 participantes de 51 países para fortalecer redes e compartilhar novidades no mercado de turismo LGBTQ+. Na LGBTQ+ Tourism Expo & Lunch, a Embratur apresentará a operadores e agentes de viagem os atrativos de sol, praia, natureza, cultura e gastronomia brasileiros, além dos avanços na conectividade do país com o mundo.
A principal intenção da participação do Brasil na convenção é fornecer subsídios promocionais para apoiar a comercialização dos destinos nacionais. Os membros associados da IGLTA do mundo todo estarão presentes e essa é a oportunidade para a geração de negócios entre os compradores internacionais e os fornecedores brasileiros presentes na ação. O resultado final deve ser o aumento no número de turistas internacionais no Brasil, o tempo de viagem dentro do país e o ticket médio de gastos desses visitantes.
“Temos trabalhado para reposicionar
a imagem do nosso país como
somos de fato: um país plural” (Marcelo Freixo)
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância de a Agência marcar presença no evento do outro lado do mundo. “A Embratur está no Japão para apresentar o Brasil na Convenção Global da IGLTA. Temos trabalhado para reposicionar a imagem do nosso país como somos de fato: um país plural, imenso e com muito a oferecer. Isso é importante porque o turismo precisa ser uma atividade que reforça nossas melhores características, tornando o Brasil um lugar atrativo para se visitar e melhor para se viver. Nossa estratégia é trabalhar a diversidade”, afirmou.
O coordenador da IGLTA no Brasil e na América do Sul, Clovis Casemiro, falou sobre a importância da Embratur no evento. “Estamos muito orgulhosos do Brasil estar presente aqui entre os 50 países que fazem parte da nossa convenção, a primeira na Ásia para falar de turismo LGBTQ+, para trazer a importância do turista LGBTQ+ como negócio, como implementar os turistas internacionais para o Brasil desse segmento. Desde 2006, a Embratur tem um papel muito forte nas nossas convenções. É tanto que somos o segundo maior em número de membros no mundo hoje, e somos um destino muito requerido, e querido também pelos turistas LGBTQ+”, disse.
“É importante falar que o Brasil tem leis que protegem a comunidade LGBTQ+, que trazem garantias de segurança, o que para esses viajantes é muito importante, destinos que realmente abraçam a sua comunidade LGBTQ+ local são os preferidos. E claro, o Brasil é muito famoso pela sua cultura, história, destinos lindos de praia; o Rio de Janeiro desde os anos 1970 é destino dos LGBTs, depois tivemos São Paulo, Salvador, fomos cada vez crescendo mais”, completou.
Embratur na convenção
O assessor da Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Daniel Noble, vai apresentar os destinos brasileiros no Buyer/Supplier Marketplace, espaço do evento voltado para reuniões e rodadas de negócios com tomadores de decisão e representantes da indústria de viagem LGBTQ+.
Além de Foz do Iguaçu (PR), que estará no evento de forma presencial ao lado da Agência, Noble vai falar sobre o Rio de Janeiro, que em 2023 ficou em oitavo lugar no ranking das melhores cidades gays para turismo, do site especializado GayCities.
Na oportunidade, serão apresentados produtos, destinos, festivais e serviços turísticos de norte a sul do Brasil, evidenciando nossas riquezas naturais e culturais aos principais compradores do segmento.
Brasil em foco
Outra iniciativa da Embratur será o Profissional Headshot Photo Lounge: Brazil in Focus. O espaço foi pensado para brindar os presentes com fotos profissionais capturadas em cenários que promovem os destinos e a cultura brasileira. O cenário ficará, de forma estratégica, próximo à área de credenciamento. A intenção é garantir o engajamento dos participantes. Quem for clicado no local poderá usar as imagens em redes sociais como o Linkedin, por exemplo, com as hashtags definidas pela Embratur.