Brasil busca atrair investidores estrangeiros para o país durante a FIT 2024
Argentina continua sendo o portão de de entrada de turistas estrangeiros. Em 2023, o entraram no Brasil, 1,9 milhão de turistas, o que representou 23% do total de visitantes internacionais recebidos pelo Brasil. Já no primeiro mês de 2024, somente no primeiro mês, foram 1,2 milhão o que reforça a importância da Argentina como um mercado estratégico para o turismo brasileiro.
Apresentar as oportunidades de negócios e investimentos no turismo do Brasil. Este é um dos objetivos do evento “Atração de Investimentos para o Brasil”, realizado pelo Ministério do Turismo, durante a realização da Feira Internacional de Turismo/FIT, em Buenos Aires (ARG). Autoridades, investidores e representantes de importantes segmentos do turismo estiveram presentes para explorar as possibilidades de parcerias estratégicas para o setor no Brasil.
A iniciativa também é ampliar a visibilidade internacional do país como um destino atrativo para investimentos estrangeiros, aproveitando o cenário positivo de crescimento econômico e as políticas de incentivo ao capital estrangeiro. Durante o evento, foram apresentados projetos voltados para o turismo de natureza, ecoturismo, resorts, infraestrutura e experiências culturais, que têm ganhado destaque como áreas promissoras de investimento.
O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, destacou a importância do evento para o fortalecimento do turismo brasileiro. “Possuímos mais de 40 projetos, onde selecionamos 19 para mostrar a vocês. Este é o momento ideal para investir no Brasil. Segundo a Agência Moody’s, o país passou de uma classificação estável para positiva, refletindo um ambiente econômico favorável. Além disso, com a recente sanção da Lei Geral do Turismo pelo presidente Lula, que facilita a atração de investimentos e torna o Brasil um dos melhores destinos para receber investimentos privados no setor de turismo”, disse Sobral.
O evento também destacou o volume de investimentos estrangeiros diretos captados pelo turismo no primeiro semestre de 2024, que alcançou US$ 126 bilhões, o melhor resultado dos últimos cinco anos.
Com a realização desse encontro, o Ministério do Turismo reforça seu compromisso em consolidar o Brasil como um dos principais destinos de investimentos turísticos do mundo, promovendo não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a valorização das riquezas culturais e naturais do país.
VITRINE – O Ministério disponibiliza o Portal de Investimentos, uma ferramenta online que funciona como uma plataforma digital de projetos no ramo turístico.
Ela busca facilitar a aproximação entre investidores, empreendedores, poder público e grupos empresariais de todo o país, ao disponibilizar gratuitamente informações sobre negócios desenvolvidos e planejados no setor, com a identificação de oportunidades de projetos sustentáveis.
Legenda: O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral
Foto: Gonzalo Picasso/MTur
Com assessoria