Documentário de 50 anos da Itaipu leva 556 pessoas ao cinema em Foz do Iguaçu (PR)
Documentário de 50 anos da Itaipu leva 556 pessoas ao cinema em Foz do Iguaçu (PR)Quatro primeiros episódios da série documental foram exibidos de quinta (8) a domingo (11) no Cine Cataratas JL
Mais de 550 pessoas foram ao Cine Cataratas JL neste final de semana para assistir aos quatro primeiros episódios do documentário “Itaipu Binacional – 50 anos de história”. Foram 10 sessões, de quinta (8) a domingo (11). As sessões eram gratuitas, com pipoca e refrigerante de cortesia.
A turma do curso de Guia de Turismo do Colégio Agrícola compareceu em peso para conhecer mais sobre a história da usina e da própria cidade de Foz do Iguaçu. “O conhecimento que a gente tem impressiona o turista, e isso que a Itaipu vem trazendo para a gente é muito legal, porque está agregando mais. Saber a história assim é muito melhor e mais fácil para poder contá-la aos visitantes”, comentou o aluno Regis Bottega.
A pedagoga Ellen Quadros é iguaçuense, mas viu no documentário muitas curiosidades que ainda não conhecia sobre a cidade. “Foi surpreendente. Eu não tinha ideia do número de habitantes que foram na época. Meu pai me contava as histórias, e hoje ter assistido ao documentário foi muito legal”, afirmou.
Quem também aprovou o documentário foi Jussara Tavares, que já tinha assistido a um documentário antigo, mas fez questão de conferir o novo quando viu o anúncio. Duas vezes! “Eu assisti com a minha filha, mas como eu tinha um tempo hoje, eu voltei pra pegar mais detalhes, porque numa única vez, você não consegue captar tudo, né? E é lindo, lindo, lindo”, elogiou.
Além da estreia para autoridades e, posteriormente, para empregados da Itaipu, o documentário já foi exibido também em Curitiba. Nesta terça-feira (13), haverá uma sessão em Brasília (DF).
Os episódios têm cerca de 20 minutos cada. “Antes da Explosão” mostra a Foz do Iguaçu dos anos 70, antes do início da grande obra. “Estamos Chegando” é uma homenagem aos barrageiros. A produção de energia e a construção das primeiras máquinas é o tema de “Faça-se a luz”, e o último episódio, “Arca de Noé”, fala dos cuidados com a natureza, em especial a operação Mymba-Kuera.
Os outros quatro episódios, que ainda serão lançados, falam sobre as ações sociais da Itaipu, educação, ciência e tecnologia e o turismo.
Todos os episódios estarão disponíveis, em breve, no canal oficial da Itaipu no Youtube: www.youtube.com/@itaipubinacional.