Macuco Yucumã recebe famtour para conhecer o Parque Estadual do Turvo

A visita técnica reuniu especialistas e agentes de turismo para conhecer o atrativo turístico localizado em Derrubadas/RS

O Macuco Yucumã organizou um famtour no dia 08 de junho, reunindo agências de turismo, guias e biólogos especializados em insetos e plantas, além de ornitólogos de Foz do Iguaçu. O objetivo foi promover o Parque Estadual do Turvo, localizado em Derrubadas, no noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente após as recentes enchentes que afetaram a região. A cidade oferece infraestrutura de hospedagem, alimentação e passeios. O Grupo foi organizado pela Liguias (Liga Independentes de Guias de Turismo).

O grupo foi recebido na aduana brasileira de Porto Soberbo e explorou o Macuco Yucumã, que conta com trilhas, lagoas, quedas d’água, e uma trilha de 15 km para passeios de Bicicleta e observação de animais. A principal atração é o Salto Yucumã, o maior do mundo, com cerca de 1,8 km de comprimento e quedas de até 15 metros.

O Macuco Yucumã possui infraestrutura para passeios de bicicleta, restaurante e carros elétricos, permitindo a observação de diversas espécies de aves, insetos e borboletas, além de animais maiores. “Nunca vimos tantas espécies de borboletas concentradas num único lugar. As trilhas são incríveis e ficamos com vontade de voltar para fazer o passeio de bicicleta e vivenciar ainda mais a experiência de estar dentro desta reserva da Mata Atlântica”, revelou a guia de turismo Vera Swiderski.

O grupo destacou o potencial do parque pela sua diversidade, incluindo uma lagoa cheia de patos selvagens e impressionantes árvores de xaxim ao longo das trilhas.

O Parque Estadual do Turvo, com 17.500 hectares, é considerado o último reduto de Mata Atlântica no estado e abriga espécies em perigo de extinção, como a onça-pintada, a anta e a harpia, sendo um verdadeiro pulmão verde para a região.

Como Chegar ao Parque Estadual do Turvo

O Parque Estadual do Turvo está localizado em Derrubadas, Rio Grande do Sul, a 474 km de Foz do Iguaçu. Para chegar ao parque, siga pela BR-277 até Santa Tereza do Oeste, depois pela PR-182 até Capanema. Continue pela PR-281, passando por Planalto, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão, na divisa com Santa Catarina. Pegue a SC-163 até São Miguel do Oeste e, em Itapiranga, faça a travessia de balsa pelo Rio Uruguai. No Rio Grande do Sul, passe por Barra do Guarita e Tenente Portela até chegar a Derrubadas.

Sobre Derrubadas

Localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, Derrubadas possui 2.751 habitantes e faz fronteira fluvial com El Soberbio, na Argentina, através do Rio Uruguai. Conhecida como a Terra do Salto do Yucumã, abriga o maior salto longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão, dentro do Parque Estadual do Turvo. O parque é uma importante unidade de conservação, lar de espécies como a onça-pintada e a harpia.

A cidade oferece cafés-coloniais, cachaçarias, um moinho de milho movido a água e orquidários, acessíveis pelo Roteiro de Turismo Rural Caminhos de Derrubadas. Além disso, possui dois balneários e diversas cachoeiras, como a Cascata do Santa Fé e a Cascata das Andorinhas. Derrubadas conta com cabana, áreas de camping e restaurantes com comidas típicas gaúchas.

Informações para visitar o Parque Estadual do Turvo:

Site: www.macucoyucuma.com.br.

Instragram: @macucoyucuma

Informações e reservas:

WhatsApp: (55) 99654-3388

Email: comercial@macucoyucuma.com.br

Assessoria de imprensa:

Silvana Canal MKT

WhatsApp: 45 99971 8013

Crédito fotográfico: Macuco Yucumã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *