Ciudad del Este reúne autoridades e lideranças para debater a abertura da Ponte da Integração

Encontro nesta terça-feira, 4, recebe representantes de órgãos municipais, estaduais e federais do Paraguai, empresários e sociedade civil.

Com o objetivo de debater medidas concretas para a abertura da Ponte Internacional da Integração, Ciudad del Este sedia reunião com representantes de órgãos municipais, estaduais e federais do Paraguai, empresários e sociedade civil. O diálogo acontece nesta terça-feira, 4, às 15h (horário do país vizinho).

Organizado pelo Codeleste (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Ciudad del Este), o encontro integra a mobilização lançada pelo Codetri (Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu) para antecipar o uso da via para veículos. As reuniões são rotativas nas cidades fronteiriças, com as autoridades de cada país.

São esperados para a reunião representantes do prefeito de Ciudad del Este e do governador de Alto Paraná, Miguel Prieto e César Landy Torres, respectivamente; vereadores; deputados; e dirigentes de órgãos responsáveis por obras, aduanas e transportes, entre outros serviços. E os integrantes do Codetri estarão presentes.

Benefício para Argentina, Brasil e Paraguai, a abertura da Ponte da Integração também irá desafogar a movimentação na Ponte Internacional da Amizade, que liga Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, uma das conexões mais estratégicas da América do Sul. A melhoria na mobilidade fomentará o turismo, a logística, o comércio e o trânsito para moradores fronteiriços.

“A abertura da Ponte da Integração é estratégica para os nossos países, pois irá fortalecer as relações bilaterais e promoverá desenvolvimento”, enfatiza a presidente do Codeleste, Natalia Duarte. “A participação dos agentes públicos e da sociedade civil na reunião é imprescindível para o êxito dessa demanda”, conclui.

Presidente do Codetri, Roni Temp destaca a união entre os entes governamentais e privados. “Buscamos soluções, todos juntos, para destravar empecilhos e liberar definitivamente o uso da Ponte da Integração, que já está pronta, trazendo enormes ganhos para toda a comunidade da região trinacional”, pontua.

Programação:

  • recepção e abertura;
  • apresentação do movimento pela abertura da Ponte da Integração;
  • contexto histórico e benefícios econômicos e sociais;
  • estratégias e próximos passos para a abertura da via;
  • diálogo e conclusão.

Reunião | Movimento pela abertura da Ponte da Integração
Data: 4 de maio (terça-feira), às 15h
Local: Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este (Bairro Boquerón).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *