Montanhas Capixabas desenvolve projeto para diminuir a ociosidade da região durante os dias da semana.
Foi realizado um workshop com cerca de de 90 guias e operadoras para debater a 1ª fase do projeto
O workshop “Desvendando o Universo das Operadoras de Turismo: Como Estabelecer Relações de Sucesso”, realizado no inicio de março, pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) e organizado pela MomentES- Soluções e Organização Turística, reuniu 90 participantes, proporcionando uma oportunidade única para meios de hospedagem, empreendimentos gastronômicos e agroturismo se aprofundarem no mercado turístico.
Na programação exposição sobre a sensibilização sobre o “CADASTUR”, seguida pela palestra de Richard Alves sobre “Parcerias Estratégicas: Maximizando a Colaboração entre Operadoras e Trade Turístico”. Durante as oficinas, os participantes puderam aprender sobre a elaboração de tarifários para trabalhar com Agências e Operadoras de Turismo, bem como estratégias para estabelecer relações comerciais eficazes.
A executiva de projetos do Montanhas Capixabas Convention, Andréia Rosa, destacou a importância do evento. “Nosso objetivo é fortalecer e explicar para empreendimentos turísticos a importância da relação com guias de turismo e operadoras. Queremos prepará-los para venderem seus pacotes de viagens de forma eficaz, garantindo uma boa relação com todo o trade turístico”.
A iniciativa visa capacitar os empreendimentos turísticos da região das Montanhas Capixabas para atender aos serviços de guias de turismo e receptivos, com foco no mercado B2B. De acordo com Andréia, o turismo autoguiado predomina na região, mas há uma crescente demanda por experiências turísticas autênticas e memoráveis.
Richard Alves, consultor e palestrante do workshop, ressaltou: “As Montanhas Capixabas é uma das regiões com maior potencial hoje do país para o turismo sustentável baseado em experiências culturais, históricas e na natureza. Eventos como este são fundamentais para fortalecer o destino e ampliar seus canais de vendas. O entendimento de quais são os possíveis públicos, perfis de cliente e como vender para eles é algo que todo destino maduro precisa ter”.
Empreendedores locais também expressaram satisfação com o workshop. Rejane Entringer, empresária do ramo hoteleiro em Domingos Martins, destacou a relevância do evento para o crescimento do turismo na região. “Foi excelente, principalmente pela quantidade de participantes. Richard Alves ensinou estratégias práticas que serão essenciais para atrair mais visitantes para as Montanhas Capixabas. Estou abrindo uma pousada, e o workshop foi direcionado e muito prático”, disse.
Além disso, o evento contou com a presença de representantes de diversas entidades e instituições, como a CET-ES, Senac-ES, Setur-ES e Sebrae, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento do turismo na região. O workshop contou com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, Sebrae/ES, Senac e Fecomércio. O evento foi apenas o começo de uma série de ações previstas pelo MCC&VB para 2024. Neste ano, serão realizados outros workshops e imersões com os guias de turismo nos empreendimentos para treinamento.
*Acompanhe todas as informações em: @mccvb_institucional e @montanhascapixabasoficial
Turismo sustentável
Setenta por cento do público que visita as Montanhas Capixabas é oriundo do próprio Espírito Santo. Porém, esse perfil concentra nos finais de semana, gerando uma sobrecarga de público em determinados períodos e deixando a cadeia produtiva do turismo ociosa de domingo a quinta-feira. Em resumo, o sábado e o domingo acabam pagando os custos dos demais dias sem ocupação, por isso a região sofre críticas por ser um produto turístico de alto custo.
Por outro lado, o Estado não consegue se posicionar no cenário nacional como destino turístico, e as críticas são voltadas para o governo como falta de incentivo e falta de promoção. No entanto, para aumentar a competitividade do destino, uma das estratégias apontadas é ampliar os canais de vendas, acessar as operadoras turísticas e as OTAs. Esses canais de vendas exigem treinamento dos empreendedores, do receptivo local e dos guias turísticos, daí a ideia de realizar o workshop.
“O novo viajante pós-Covid fortaleceu a tendência do turismo de experiência. Esse viajante é curioso, por isso a necessidade de aprimorar as experiências ofertadas, ampliar a contação de histórias por meio da qualificação e profissionalização dos empreendimentos para, em conjunto, qualificar o guia de turismo. Esses dois atores são essenciais para evoluir o trabalho com operadoras de turismo e, automaticamente, a visitação por meio de agendamento e a recepção de grupos com qualidade”, conclui Andréia Rosa.
O Convention
O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.
A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (diretor-presidente), Ana Venturim Porto (diretora financeira), Sergio Rodrigues Dias Filho (diretor técnico) e Leandro Carnielli (presidente do Conselho Curador).