Curitiba, Leme e Recife, no Brasil, são incluídas em lista da Unesco

Na lista constam três cidades brasileiras e duas portuguesas, que são Curitiba, Leme e Recife, no Brasil, Fundão, em Portugal e São Filipe, em Cabo Verde. O título é um reconhecimento pelos esforços em tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos.

O portal de notícias Diário do Turismo publicou a reportagem anunciando as 64 novas cidades de aprendizagem, que foram adicionadas à Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO (GNLC), por recomendação de um júri de especialistas. Os pré-requisitos fundamentais são um forte compromisso com a aprendizagem duradoura por parte da administração municipal e um histórico de boas práticas e iniciativas políticas.

Curitiba, capital do estado do Paraná, se destaca por programas de incentivo ao empreendedorismo e inovação e educação para práticas agrícolas sustentáveis ​​em ambientes urbanos. Além disso, a cidade faz parceria com o Gabinete de Direitos Humanos para combater a discriminação e promover a diversidade cultural.

A cidade de Leme, no Estado de São Paulo, prioriza a educação para pessoas com deficiência, por meio de salas adaptadas e serviços de apoio, incluindo fonoaudiologia e terapia ocupacional. Também promove aprendizado familiar e comunitário por meio de eventos culturais como o Festival EduCaipira.

Recife, a capital do estado de Pernambuco, oferece formação técnica avançada para jovens economicamente desfavorecidos. A cidade também investe em desenvolvimento sustentável, com a instalação de redes de energia solar em 94 unidades educativas para reduzir custos e gerar conscientização sobre energia limpa.

As novas cidades foram anunciadas durante um evento virtual de alto nível “Empowering Learners of All Ages: UNESCO Learning Cities Transform Lives”.

“As cidades são fundamentais para transformar o direito à educação em uma realidade tangível para indivíduos de todas as idades. Com as novas admissões, a rede agora inclui 356 cidades membros de todo o mundo que compartilham know-how e abrem caminho para oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para 390 milhões de cidadãos”, afirmou o diretor-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay

Confira a lista no link os novos membros.

Novas cidades de aprendizagem da UNESCO co-lideram a campanha #ImALifelongLearner

Os novos membros da Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO co-liderarão a campanha #ImALifelongLearner em suas cidades. A campanha mobiliza alunos de todo o mundo para mostrar sua paixão pelo aprendizado ao longo da vida. Sublinha que a #RightToEducation deve pertencer a todas as idades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *