Foz do Iguaçu sedia jornada de integração da América Latina e Caribe
Com a presença de Pepe Mujica, são esperados presidentes de países da região e lideranças políticas; programação reúne conferências, debates e ato público, dias 22 e 23 fevereiro.
Movimentos sociais, sindicais e populares, assim como partidos políticos progressistas de vários países, promovem em Foz do Iguaçu a Jornada de Integração dos Povos da América Latina e Caribe, no Centro de Convenções, dias 22 e 23 de fevereiro. O evento deve contar com a presença de presidentes e lideranças, como o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
O objetivo é refletir e formular proposições que superem as mazelas atuais geradas pelo modelo capitalista, como a desigualdade social, a pobreza e a imposição política e econômica dos países ricos sobre as nações latino-americanas e caribenhas. As ameaças à paz mundial também serão enfocadas, com a jornada contemplando uma agenda de ações e um documento público de solidariedade entre os povos e de coexistência pacífica.
O encerramento prevê um ato público na Praça da Paz, dia 23 de fevereiro (sexta-feira), às 19h30. O encontro é organizado por movimentos sociais e populares, sindicatos, entidades estudantis, feministas e dos povos indígenas da América Latina e do Caribe. Aberto para todos os interessados, é necessário fazer a inscrição prévia para participar das conferências, no link: “Inscrição”.
Uma das coordenadoras regionais da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, Madalena Ames enfatiza a importância da participação para a construção coletiva de luta e solidariedade aos povos. “Será um evento lindo, com apresentações culturais de resistência e produtos artesanais e da economia solidária”, ressalta a professora, que é diretora da APP-Sindicato/Foz, uma das entidades à frente da mobilização.
Além de Lula e Mujica, foram convidadas diversas lideranças políticas e sociais, como o presidente da Colômbia, Gustavo Pietro, e Adolpho Perez Esquivel, ganhador do Nobel da Paz. A vice-presidente colombiana, Francia Marquez, e o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, também são esperados para participar da jornada em Foz do Iguaçu.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 22 de fevereiro, quinta-feira
9h: ato de abertura
10h: conferência “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças para a paz e a soberania dos povos”
Das 14h às 17h30: mesas de debate
Das 20h às 23h: jornada político-cultural de solidariedade aos povos
Dia 23 de fevereiro, sexta-feira
8h: abertura
9h: conferência “Desafios da integração latino-americana e caribenha”
Das 11h às 13h: mesas de debate
18h: plenária final
Das 19h30 às 21h30: ato na Praça da Paz, com a presença de lideranças políticas e sociais de vários países
Das 21h30 às 23h: festival cultural
(AI APP-Sindicato/Foz)