Camara municipal de foz do iguaçu

As Cataratas del Iguazu foram o cenário natural do primeiro casamento estrangeiro e LGBTQ+ realizado na província de Misiones.

Após uma nova legislação pioneira para expandir os direitos, um casal estrangeiro conseguiu casar-se numa das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.

As deslumbrantes Cataratas do Iguaçu, na Argentina, abriram um capítulo histórico para os casamentos de destino. Em 25 de janeiro, o primeiro casamento estrangeiro (e LGBTQ+) foi realizado neste cenário natural, estabelecendo um precedente para a inclusão e a diversidade no cenário turístico da Argentina.

O marco foi possível graças a uma nova lei aprovada na província de Misiones, que reconhece as Cataratas do Iguaçu como um local legal para casamentos de não residentes. Desta forma, a medida posiciona a Argentina como um destino diversificado e acolhedor, ao mesmo tempo que transmite uma forte mensagem de aceitação ao mundo.

O Ministério do Turismo de Misiones, o Município de Iguazú, o Conselho Municipal de Turismo (ITUREM), juntamente com a Upgrade Iguazú – uma empresa de consultoria turística dedicada à comercialização de experiências inclusivas – chegaram a um acordo com a Fabulous Weddings, pioneira na organização de casamentos para não residentes, que há mais de dez anos ajuda casais de todo o mundo a casarem-se na Argentina e, assim, a legitimarem os seus casamentos.

Casal – Benjamin Shropshire (Canadá) e Manuel Santiago (Venezuela), após anos de um relacionamento à distância, conseguiram se casar em Salto Dos Hermanas, inaugurando assim a nova lei na Província de Misiones. Um encontro casual numa aplicação de encontros transformou-se numa ligação profunda, desafiando as limitações impostas pela distância e pelos obstáculos legais.

“Estamos muito felizes por testemunhar este evento histórico e por poder contribuir para a realização do sonho de Benjamin e Manuel”, diz Laetitia Orsetti, fundadora da Fabulous Weddings. “As Cataratas do Iguaçu, com sua beleza majestosa e energia imponente, simbolizam a força do amor em todas as suas formas.” A Fabulous Weddings acumula mais de duas centenas de casamentos (e mais de 50 nacionalidades envolvidas) e destaca o conceito Vacation Wedding, uma ideia em que o turismo e o amor se potenciam dando origem a uma experiência inesquecível e chave na mão.

Leopoldo Lucas, presidente do ITUREM, acrescenta que “os destinos estão à procura de estratégias para serem fortes no contexto e, sem dúvida, a sustentabilidade, a acessibilidade e a diversidade são fundamentais. O trabalho para atrair o segmento LGBT, gerando produtos exclusivos e experiências únicas, é um fator decisivo para continuar a gerar crescimento, proporcionando mais oportunidades e, por sua vez, criando emprego”.

Darío Rojas, fundador do Upgrade Iguazú, expressa o significado mais profundo do projeto: “Este casamento não é apenas uma celebração; é um símbolo de progresso, avanço e inclusão. Queremos enviar uma mensagem de esperança e aceitação, mostrar o compromisso da Argentina com os direitos LGBTQ+ e sua dedicação em oferecer experiências únicas e significativas para viajantes de todo o mundo”.

“Com 41% dos visitantes LGBTQ a escolherem Iguazu como o seu destino preferido, depois de Buenos Aires, isto realça a atração única destes locais para a comunidade LGBTQ. Essa colaboração público-privada bem-sucedida reforça a posição da Argentina como um destino turístico diversificado e inclusivo”, diz Pablo de Luca, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBTQ da Argentina (CCGLAR).

Este evento marca um importante passo em frente para os direitos LGBTQ+ e fortalece a Argentina como um dos principais destinos de turismo inclusivo: um lugar de aceitação onde os estrangeiros podem casar-se legalmente e com um regime simplificado em comparação com outros países.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *