Projeto “Onça Grafiteira” abre comemoração ao Dia Internacional da Onça-Pintada, em Foz do Iguaçu

Painel de grafite tem assinatura do artista Igor Izy, pintado no muro da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza.

Conhecido como guardião das onças, o artista carioca Igor Izy faz parte do movimento de proteção e conservação da onça-pintada e assina o colorido painel de grafite em homenagem ao animal considerado um dos maiores símbolos do Parque Nacional do Iguaçu. Com a pintura de um muro de 7 metros de largura x 3,5 metros de altura na Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, em Foz do Iguaçu, ele deu início ao “Onça Grafiteira”.

O painel foi produzido coletivamente com a colaboração dos alunos. O convite foi feito pelo artista durante uma oficina para as crianças em sala de aula. Eles retrataram a onça Cacira, fêmea que foi registrada pela primeira vez na região em 2018, e já teve vários filhotes.

O projeto prevê grafites em mais nove municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu tendo a onça como protagonista. A ideia é utilizar a arte como ferramenta de sensibilização das comunidades para a questão da conservação da onça-pintada.

O “Onça Grafiteira” é uma realização do projeto Onças do Iguaçu, Visit Iguassu, Bambu Hostels, Agência Let’s Go Iguassu e equipe pedagógica da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza.

Festival da Onça Pintada – O lançamento do “Onça Grafiteira” abriu a programação do Dia Internacional da Onça Pintada, celebrado este mês. O Festival da Onça Pintada conta com palestras, oficinas e exposição de projetos em Foz do Iguaçu e em Puerto Iguazú, na Argentina; e ainda a presença da atriz Cristiana Oliveira. A intérprete da personagem Juma Marruá na primeira versão da novela Pantanal, no início da década de 1990, é a embaixadora do Onças do Iguaçu. O ponto alto das comemorações será uma festa no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, nesta quarta-feira (29).

A realização do Festival marca o início do apoio do Visit Iguassu ao projeto. “Estamos imensamente felizes e orgulhosos por contribuir, de alguma forma, com a preservação desta espécie tão ameaçada e importante para o nosso bioma. Integrar este projeto é muito significativo para nós”, afirma o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez.

Aeroporto Amigo da Onça – Outro parceiro que abraçou a causa do projeto Onças do Iguaçu é o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Nesta terça-feira (28), o terminal ganhará um ônibus temático com imagens da onça-pintada que será utilizado para o embarque e desembarque de passageiros dos voos internacionais. Administrado pela CCR Aeroportos, o Aeroporto de Foz será um aliado no trabalho de conscientização para a preservação do animal que é símbolo da região e do Parque Nacional do Iguaçu. Além do ônibus temático, serão instalados painéis e banners ao redor do aeroporto, criando espaços para registros fotográficos.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *