Guias de turismo realizam evento para fortalecer a campanha Outubro Rosa

O evento foi realizado pela Liguia, com palestras, yoga e brinde para a valorização da vida no pôr do sol das Cataratas do Iguaçu!

O evento, promovido pela Liguia/Liga Independente de Guias de Turismo, reuniu aproximadamente 60 mulheres, com o propósito de fortalecer a campanha Outubro Rosa e a troca de experiências vividas. Originada nos Estados Unidos, a campanha tem como objetivo, a sensibilização e a promoção para se obter os cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama. O evento, que foi realizado no dia 26 de outubro, teve o Belmont Hotel das Cataratas como sede e contou com a participação de guias de turismo, imprensa e palestrantes.

Durante a ocasião, Vera Swiderski, que é guia de turismo desde 1986, foi homenageada por sua coragem ao enfrentar o câncer de mama e a mastectomia de um dos seios. Com o apoio adequado, a guia se recuperou e continuou trabalhando na profissão, que a encanta. “Eu tive câncer de mama há 14 anos e contei com o apoio dos meus colegas e, também, de empresas do setor de turismo. O objetivo do evento da Liguia Foz, é incentivar as mulheres a contar suas experiências, mas também falar sobre a importância da prevenção”, conta Vera Swiderski, que também é uma das diretoras da Liga, que tem a missão de participar ativamente das causas sociais e profissional do setor de turismo da região das Três Fronteiras. 

A diretora da Liguia Foz diz ainda, que o trabalho dos guias de turismo é de longas horas, em horários variados “e além disso, temos nossas responsabilidades mães, esposas, dona de casa e com esta sobrecarga, deixamos a nossa saúde de lado. foi o que aconteceu comigo há 14 anos”, relata. “Eu sofro muito quando escuto uma amiga dizer que descobriu estar com câncer, pois esta doença pode ser muito agressiva e aparece de uma hora pra outra”, conta a guia de turismo.

O evento também contou com a participação da vereadora Anice Gazzaoui, que é uma apoiadora da causa e ajuda as mulheres nesta luta contra a burocracia que o serviço público possui. “Nossa luta é por um sistema que ofereça mais eficiência e que não aprove os exames somente quando a mulher já está com o câncer. Queremos a prevenção, através de exames gratuitos antes dos 40”, alerta Vera Swidersk.

O encontro incluiu palestras ministradas por três profissionais de saúde. A radiologista Juliana Locks, a psicóloga Camila Brusnicki e a nutricionista Daiana Pepe. Elas abordaram diferentes tipos de câncer de mama e a importância dos cuidados necessários, sobre a boa alimentação e manter o controle emocional.

As participantes e convidadas foram recepcionadas com um coffee break oferecido pelo Belmont Hotel das Cataratas. Para encerrar o programa, uma aula de yoga no heliponto, que foi conduzida pela Iguazu Wellness Experience, proporcionou um momento de relaxamento e conexão com a mente e o corpo.

Em seguida, foi feito um brinde à vida e todas tiveram a oportunidade de desfrutar do espetáculo do pôr do sol, no momento que o astro rei se escondia atrás das majestosas quedas das Cataratas do Iguaçu, um dos Maravilhas Naturais da Humanidade.

Parceria – Para o evento acontecer, é necessário contar com a parceria das empresas e o setor de turismo compareceu em peso, doando prêmios para ser sorteado durante a palestra, ofereceram transporte e a liberação para o grupo do encontro, entrar no Parque nacional do Iguaçu, tirar fotos e apreciar a belíssima natureza.

LEGENDAS
1 – Vera Swidersk fala da sua experiência no encontro promovido pela Liguias Foz

2 – As palestrantes – radiologista Juliana Locks, psicóloga Camila Brusnicki, nutricionista Daiana Pepe.

3 – Parte da diretoria geral da Liguias Foz

4 – Guias de Turismo se unem para a prevenção do Câncer da Mama

Silvana Canal MKT

Network e assessoria de imprensa

WhatsApp: +55 45 99971 8013

Foz do Iguaçu, outubro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *