Mais de 750 mil brasileiros visitaram a Argentina em 2023
O número de turistas brasileiros na Argentina em 2023 apresentou crescimento acima dos níveis pré-pandemia em entradas terrestres, somente nos primeiros 7 meses do ano.
Com recordes muito bons no ano de 2023, as chegadas de turistas brasileiros à Argentina mostraram os níveis que o mercado costumava ter em tempos de total normalidade. Tanto que nos primeiros sete meses deste ano, chegaram ao País mais de 750 mil viajantes brasileiros, segundo dados do site do VisitArgentina..
Por sua vez, eles usufruem dos benefícios turísticos do país vizinho, além da gastronomia requintada e da confiança de um território simpático e conhecido. Inclusive, antes do mês de julho de 2023, registrou-se um recorde histórico com 150 mil desembarques de brasileiros (+1% em relação ao mesmo período de 2019). “Realizamos inúmeras ações no Brasil, a Aerolíneas Argentinas está com novas rotas, consolidamos nossa presença em feiras e missões comerciais junto às operadoras de turismo brasileiras e continuaremos nesse caminho no segundo semestre, pois sabemos que não só alcançam números pré-pandêmicos, mas podemos superá-los como já estamos fazendo em algumas vias de entrada”, destacou o Secretário Executivo do Instituto Nacional de Promoção do Turismo (INPROTUR), Ricardo Sosa.
Entrada marítima – Além disso, segundo relatório do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) e da Embaixada Argentina no Brasil, o que chama a atenção é a hidrovia marítima. Nesse segmento, não apenas 100% recuperou-se nos últimos 4 meses, mas também superou muito esse índice, com picos de crescimento de 48 e 51 por cento em maio e junho, respectivamente.
Inclusive, o mesmo aconteceu por terra, onde quase 100% recuperou-se nos primeiros 7 meses do ano. Já em relação à rota aérea, os turistas brasileiros lideram este quesito no ranking de chegadas de estrangeiros à Argentina, com mais de 376 mil passageiros. “O turismo, por sua capacidade de gerar divisas e trabalho de qualidade em todas as províncias argentinas, é um setor fundamental para o desenvolvimento regional”, disse Daniel Scioli, Embaixador da Argentina no Brasil.
Da mesma forma, o gasto médio do turista de lazer (via aérea) é de USD 987 (+36% vs. 1º trimestre de 2019) e a estada média foi de 9 noites.(Com Diário do Turismo)