Companhias aéreas Azul e Gol celebram os 150 anos de Santos Dumont
As companhias áreas homenageiam Santos Dumont, personalizando a aeronave. A Gol e a Azul caracterizaram as aeronaves para celebrar os 150 anos do brasileiro que transformou a história da aviação no mundo. Na manhã do dia 03, a aeronave da Azul decolou do Aeroporto de Viracopos com destino a Brasília. O avião modelo Embraer E2 foi todo temático com desenhos e letreiros dos 150 anos de Santos Dumont.
Já a Gol começou a voar no dia 31 de agosto, com suas aeronaves pintadas com a figura do “pai da aviação” e uma ilustração do 14 BIS, primeiro avião a levantar voo por conta própria, em 1906. O modelo de aeronave escolhido para receber a pintura foi um Boeing 737-800. Segundo a empresa, o processo total de pintura e comunicação visual envolveu o trabalho de 42 profissionais, entre colaboradores das áreas de pintura, oficina de comunicação visual e engenharia do Aerotech, centro de manutenção de aeronaves localizado no aeroporto de Confins, em Minas Gerais.
O voo da Azul foi estrategicamente numerado de AD 150 e identificado pelos controles de tráfego aéreo como “Azul Dumont”. Ele saiu de Campinas às 8h e pousou na capital federal por volta das 9h30. Após duas passagens baixas para demonstração da aeronave às milhares de pessoas presentes, foi feita uma cerimônia de batismo.
A logo em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont foi criada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O avião da Azul passa a integrar a malha da companhia aérea que é a única do Brasil a voar com as aeronaves de fabricação brasileira no país.
Foto: Divulgação Azul