CEO da Latam diz que passagens aéreas podem subir até 20% com a Reforma Tributária

Embora aprovada na Câmara dos Deputados com certas celebrações por parte de algumas categorias do Turismo, como a ABIH, ABRAPE E FBHA, a Reforma Tributária ainda pode prejudicar e muito o setor, que clama pela inclusão das demais atividades do segmento que o compõe no rol de alíquotas diferenciadas previsto no texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019. Um deles é a aviação, que pode ver o preço médio da passagem subir até 20% se o texto se mantiver como está.

É o que disse o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, em entrevista à CNN. Ele lembra que o mercado de aviação é muito sensível a preço. Quando o preço cai, o número de bilhetes vendidos sobe. Quando o preço aumenta, o número de bilhetes comercializados diminui. “Do jeito que está o texto hoje, a variação no aumento de preço da passagem aérea seria de 15 a 20%. Ou seja, um setor que tem tudo para crescer, acabaria encolhendo com esse movimento”, destacou o executivo.

Jerome Cadier diz ainda que o aumento de arrecadação junto ao setor seria de R$ 11 bilhões, mais de 270% de imposto adicional. “E isso terá que ser repassado, aumentando a tarifa, reduzindo o número de passageiros e empregos e fazendo com que o setor seja menos dinâmico e não volte a crescer tanto. Do jeito que está no texto atual, vemos um aumento de carga tributária muito violento para a aviação, ao contrário da vontade do governo atual de voltar a promover o crescimento do setor”, destacou.
Leia na integra: Portal Mercado e Eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *