Foz do Iguaçu amanhece com frio intenso

O domingo do Dia dos Pais amanheceu com uma temperatura baixa demais, para quem já estava guardando os casacos de inverno

Privilégio de ainda poder tomar chimarrão com meu pai, envolta do fogão a lenha!

Segundo o Clima Tempo, a temperatura começou a cair depois das 07 horas de hoje e agora chegou marca 8º, com sensação térmica de 7º. Um pouco antes deste horário, a temperatura estava mais baixa ainda, deixando uma sensação térmica de menos 7. Para manter a tradição gauchesca, muitas famílias começaram o domingo com aquela roda de chimarrão e os comentários giraram em torno do frio inesperado e qual o tipo de churrasco que será feito para comemorar o Dia dos Pais.

Semana chuvosa – Após chuva volumosa durante a segunda-feira (10), a instabilidade diminuiu em praticamente todo Paraná, mas ainda há previsão de pancadas de chuva para o sudoeste e sul, que podem ser fortes, incluindo a região de Foz do Iguaçu. Já no leste do estado, onde se localiza a Grande Curitiba, a previsão é de algumas pancadas de chuva também, mas sem grandes alertas. O restante do Paraná já terá diminuição da nebulosidade e a volta do sol no decorrer do dia.

Frio intenso e geada depois da chuva

A previsão é que novos temporais volte acontecer entre quarta e quinta-feira no estado do Paraná. Além disso, após a chuva intensa, a temperatura começa a baixar na quinta-feira (13) e sexta-feira (13), promete ser gelada, com condições para geada generalizada no interior do Paraná.

Chuva supera a média para julho em 24h no Paraná

Pela medição do INMET, entre 3 horas de ontem e 3 horas desta terça-feira (11) choveu 119,6 mm em Dois Vizinha, superando ligeiramente a média de chuva normal para julho que é de 115 mm, e 110,0 mm em Inácio Martins, com média de chuva de 90 mm em julho.

No mesmo período, o Simepar registrou 135,4 mm em Entre Rios que possui uma média para julho de 105 mm e 129,8 mm em Pinhão com uma média de 120 mm. Estas médias foram estimadas pelo modelo meteorológico ERA5.

Nas demais também tiveram acúmulos de chuva significativos em 24h, variando de 60 mm a 90 mm. No período entre 3 horas do dia 10 e 3 horas de 11 de julho choveu 89,6 mm em Foz do Iguaçu, 86,2 em Dionísio Cerqueira. O Simepar registrou também neste período 90 mm Fernandes Pinheiro e 82,6 mm em Guarapuava.

O mapa abaixo mostra a média de chuva normal para o Paraná para o mês de julho, conforme cálculos do INMET para o período de 1991 a 2020. Com informações da Climatempo.
(com Clima Tempo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *