Programa Harvard Healthlab Accelerator: UDC participa com mais de 2 mil alunos
Atualmente, mais de 2.400 alunos do Grupo e 101 profissionais são impactados pelo Programa de Criatividade e Empreendedorismo do Grupo UDC em colaboração com o Harvard HealthLab Accelerator (H2L).
Por meio do Programa, a disciplina de Criatividade e Empreendedorismo foi implantada no currículo oficial de todos os alunos da UDC e Colégios do Grupo, tanto no Brasil quanto no Paraguai, a partir de 12 anos. São 2 aulas por semana nos cursos superiores, 1 aula por semana nos Colégios e diversos treinamentos com professores.
Essa colaboração entre a UDC e a universidade americana vem sendo construída há muitos anos. Mais de 20 viagens foram feitas pelos Diretores a Harvard e pelos professores ao Brasil. “Buscamos constantemente o melhor em educação. Nosso Grupo se orgulha de realizar esta colaboração com a melhor Universidade do Mundo”, afirma a Presidente do Grupo, Professora Rosicler Hauagge do Prado.
“Essa é uma colaboração espetacular. Uma honra e uma oportunidade maravilhosa para os alunos e professores”. Vice-reitor da UDC Dr. Acir do Prado.
Nos últimos dias, aconteceu mais uma etapa do Programa e as primeiras turmas de alunos apresentaram os projetos desenvolvidos durante as aulas para a equipe H2L: Diretor de Criatividade e Empreendedorismo de um dos Programas de Harvard, Prof. Sam Magee, jornalista Meg Murphy, que é um escritora sênior da Harvard TH Chan Escola de Saúde Pública, Lumas Joseph Helaire, Ph.D. Reitor Assistente de Gerenciamento de Saúde da População e Educação em Saúde em Harvard TH Chan Escola de Saúde Pública e Leslie Coles, gerente de aceleradores e parcerias do Harvard HealthLab Accelerator. Todos são conselheiros fundadores da H2L.
Os projetos são voltados para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas. Após uma pesquisa com lideranças comunitárias, foram selecionados como focos as áreas de saúde, agronegócio, turismo e economia. Vinte turmas, de cursos da UDC Foz e Medianeira e dos Colégios do Grupo, foram selecionadas para as primeiras apresentações, surpreendendo os professores.
“Estamos entusiasmados com a dimensão das apresentações”, diz Magee. “Os jovens estão resolvendo problemas complexos usando suas habilidades criativas e sua capacidade de trabalhar juntos para construir empreendimento”.
“O trabalho em equipe faz o sonho funcionar”, diz Murphy. “Cada equipe apresentou uma ideia brilhante ao mesmo tempo em que demonstrou uma poderosa capacidade de otimizar suas forças individuais e coletivas”.
“Agradeço aos meus amigos, Prof. Sam e Jornalista Meg, que já receberam a mais alta honraria de nossa instituição – o Título de Doutor Honoris Causa, em respeito às suas grandes histórias na educação e juntos estamos desenvolvendo este fantástico projeto com nossos professores e alunos”, comentou o Pró-Reitor da UDC Prof. Dr. Fabio Prado.
Prado acompanhou as apresentações e orientou os alunos em todos os encontros. “Este é um sonho inimaginável que se tornou realidade, nossa comunidade acadêmica recebendo orientação de alto nível de professores de Harvard. Teremos sempre uma eterna gratidão, pelo tempo e dedicação com nossos professores e alunos. Fico feliz em poder contribuir, abrindo caminhos e incentivando nossos alunos, não existe mágica, apenas dedicação e muito trabalho”.
Os alunos apontaram desafios encontrados na comunidade e apresentaram ideias para resolvê-los. Para isso, realizaram pesquisas, entrevistas com lideranças das áreas em foco e testes práticos até verificar a viabilidade dos projetos.
Como resultado, cerca de 100 alunos passam pelas mentorias. Também haverá um novo curso de formação de professores orientadores dos projetos com a equipe de professores americanos.
Ao final, em um grande festival de ideias, as turmas que desenvolveram seus projetos nas aulas de Criatividade e Empreendedorismo se apresentarão à equipe americana, que estará novamente na UDC em novembro, para avaliar e escolher o melhor projeto.