Autoridades da Jordânia visitam Foz do Iguaçu e fortalecem relações com o município
Nesta quinta-feira (20), comitiva da cidade de Petra esteve em reunião com o prefeito Chico Brasileiro para estreitar o processo de irmanação e a promoção dos destinos turísticos
O prefeito Chico Brasileiro recebeu, nesta quinta-feira (20), a visita de uma comitiva da cidade de Petra, na Jordânia. O intuito é estreitar o acordo de cooperação para fortalecer a promoção dos destinos turísticos das cidades.
Foz do Iguaçu e Petra são cidades em processo de irmanação e reconhecidas como maravilhas naturais do mundo. A cooperação entre as duas cidades poderá incrementar as relações econômicas, turísticas, sociais e culturais de Foz do Iguaçu, além de possibilitar a troca de experiências em demais áreas, intensificando a integração e a cooperação em projetos que beneficiem ambos município.
Participaram do encontro o Presidente da Comissão de Amizade do Parlamento Brasil Jordânia, Andre Morad; o Presidente da Comissão de Energia da Jordânia, Feras J. A. Sawair e os parlamentares jordanianos, Abdallah Ali Khaleel Awwad e Haitham Jeries Odeh Alziadin, além da diretora de promoção, marketing e eventos da Secretaria de Turismo, Andressa Szekut, o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Ahmad Abu Ali, e assessora técnica Marília Colombo.
A comitiva agradeceu ao prefeito pela hospitalidade recebida em Foz do Iguaçu, através da diretoria de Assuntos Internacionais, e ressaltou o compromisso de promover a cidade no parlamento jordaniano. “É uma alegria ver uma cidade limpa e organizada, isso mostra uma gestão comprometida com a sua população. Estamos felizes com a irmanação entre Petra e Foz do Iguaçu e esperamos que esta visita gere bons frutos”, disse o Presidente da Comissão de Amizade do Parlamento Brasil Jordânia, Andre Morad.
“Estamos impressionados com as Cataratas e os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu e estamos preparando um vídeo para divulgar no Parlamento da Jordânia”, informou o parlamentar Abdallah Ali Khaleel.
O prefeito Chico Brasileiro agradeceu a visita da comitiva e se comprometeu em estreitar as relações com a Jordânia. “Foz tem estratégias de irmanação com diversas cidades do mundo, e Petra, em especial, tem um grande potencial turístico, e por isso queremos fortalecer estes laços”, disse. “Queremos organizar ainda este ano uma visita a Petra para divulgar nossa cidade e planejar estratégias que potencializem ainda mais nosso destino turístico”, afirmou.
Histórico
A Carta de Intenção de Irmanação entre as duas cidades foi uma iniciativa da Prefeitura de Foz do Iguaçu, entregue em 2018 pelo então vice-prefeito Nilton Bobato à Delegação Jordaniana durante o Fórum Econômico Brasil – Países Árabes, realizado em São Paulo. As relações se seguiram nos anos de 2021 e 2022 a fim de fortalecer a comunicação diplomática entre as cidades.
Em março deste ano foi publicada a Lei 5.221 que autoriza o chefe do poder executivo a declarara a irmanação e a dispor sobre o acordo de cooperação entre os municípios de Petra e Foz do Iguaçu. Em setembro deste ano, durante a Feira do Livro, acontecerá a assinatura oficial da irmanação entre as duas cidades.
Petra
Localizada no Sul da Jordânia, Petra é famosa por sua arquitetura histórica e riqueza arqueológica. A cidade é em grande parte ornamentada com uma paisagem natural de montanhas rochosas, vales e um clima desértico com tons rosados e avermelhados que também lhe trouxeram a alcunha de “Cidade Rosa”.
Além de Patrimônio da Humanidade, a cidade de Petra é considerada um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo e a maior atração turística da Jordânia. A cidade foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno.
Irmanação
O irmanamento de cidades é um conceito que tem como objetivo criar laços e mecanismos protocolares, principalmente a nível cultural e econômico, através dos quais cidades ou comunidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem relações de cooperação. Geralmente, as cidades têm características semelhantes ou pontos de referências históricas comuns. São acordos de cooperação mútua entre cidades e/ou regiões orientados a promover ações e projetos nas áreas de gestão urbana como cultura, desenvolvimento econômico local, serviços públicos e políticas sociais.