Circuito Garganta do Diabo do lado argentino está fechado
O nível do rio Iguaçu subiu rapidamente por conta da grande quantidade de chuvas que caíram esta semana
O Circuito Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu, lado argentino, vai permanecer fechado até novo aviso. De acordo com o protocolo de segurança, foram retiradas as grades da passarela e do mirante, para a segurança dos visitantes e dos trabalhadores do Parque Nacional do Iguaçu. A decisão foi tomada pelas autoridades argentinas, no final da manhã, desta terça-feira (11), quando a das Cataratas do Iguaçu estava um pouco acima de 2,3 milhões de litros de água por segundo. No lado brasileiro, o passeio continua normal.
No lado argentino, segundo os técnicos, a vazão deve chegar a 10 milhões de litros de água por segundo nesta quarta-feira (12) devido às fortes chuvas que caem na bacia hidrográfica do rio Iguaçu, obrigando a abertura de comportas das usinas hidrelétricas em seu percurso de Curitiba até a foz do rio Paraná, em Foz do Iguaçu.
Esta pratica é comum, tanto no Brasil como Argentina, quando o nível de água do rio Iguaçu cresce acima da normalidade, visando proteger a estrutura das passarelas, que compõe as trilhas próximas as grandes quedas.
No ano passado, durante a cheia história em meados de outubro, a vazão chegou a 17 milhões de litros de água por segundo levando embora boa parte da passarela do lado argentino da Garganta do Diabo. A reabertura do passeio só foi possível no dia 28 de fevereiro deste ano.
LEGENDA
A foto principal foi feita no dia 28 de fevereiro de 2023, dia que foi reaberto o circuito da Garganta do Diabo, lado argentino, para reconstruir a uma passarela de acesso ao mirante principal.
Foto: silvanacanalmkt