Parque das Aves e ICMBio realizam 2ª edição do Curso Introdutório de Condução de Observadores de Aves no Parque Nacional do Iguaçu


Curso é exclusivo para observadores de aves e guias de turismo de Foz do Iguaçu que queiram credenciamento como condutores de visitantes no PNI. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de julho

Durante o mês de julho, o Parque das Aves e o ICMBio realizam a 2ª edição do Curso Introdutório de Condução de Observadores de Aves no Parque Nacional do Iguaçu para observadores de aves e guias de turismo da cidade. O curso é pré-requisito para o credenciamento como Condutor de Visitantes com Especialidade na Observação de Aves no Parque Nacional do Iguaçu. As inscrições devem ser feitas no formulário de inscrição https://forms.gle/bT4u4hwsgnvGLXo69 até o dia 15 de julho.

“Com a atividade de birdwatching, ou observação de aves, em franco crescimento no Brasil e no mundo, diversos guias têm se especializado para oferecer essa experiência. E como Foz do Iguaçu conta com diversas áreas naturais de Mata Atlântica habitadas por várias espécies de aves, a atividade tem tudo para crescer cada vez mais na região”, comenta Ben Phalan, chefe de Conservação do Parque das Aves.

O curso
Com três módulos, que acontecerão durante o mês de julho, o curso tem como objetivo principal fortalecer a observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu.

“Fortalecendo o birdwatching no PNI, estamos também promovendo a conservação de aves da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento da ciência cidadã aliada à educação ambiental. E com isso também incentivamos a geração de trabalho e renda para guias de turismo e observadores de aves, além de oferecer novas oportunidades para visitantes conhecerem a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu”, comenta Ben.

O curso é dirigido para profissionais interessados na prestação do serviço de condutor de visitantes, com especialidade na observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu, e também para observadores de aves com interesse em contribuir com conhecimento sobre aves no PNI.

“Incentivando que a atividade de observação de aves cresça na região, mas principalmente no PNI, estamos criando uma rede de aliados pela conservação de espécies“, reforça Ben.

Os três módulos do curso compreendem teoria e prática de diversos assuntos. Durante o módulo 1, temas de condução de visitantes em Unidades de Conservação, como o Parque Nacional do Iguaçu, vão ser tratados (6 horas de duração, de 19 a 21 de julho, das 18h30 às 20h30, em ambiente virtual). Já no módulo 2, a ornitologia e a observação de aves na Mata Atlântica vão ser trabalhadas (6 horas de duração, de 24 a 26 de julho, das 18h30 às 20h30, em ambiente virtual). E por último, o módulo 3 vai contar com atividades práticas de observação de aves (4 horas de duração, 27 de julho, das 7 às 11h) e condução de observadores de aves (4 horas de duração, 28 de julho, das 7 às 11h). Os locais precisos das práticas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, serão informados nas aulas virtuais.

Informações:
Cronograma:
Módulo 1 – Condução de Visitantes em Unidades de Conservação (6 h): de 19 a 21/07, das 18h30 às 20h30, em ambiente virtual;
Módulo 2 – Ornitologia e Observação de aves na Mata Atlântica (6 h): de 24 a 26/07, das 18h30 às 20h30, em ambiente virtual;
Módulo 3 – Atividades práticas (8 h): Observação de aves (27/07, das 7 às 11h), e a Condução de Observadores de Aves (28/07, das 7 às 11h). Os locais precisos das práticas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, serão informados nas aulas virtuais.
Carga horária total: 20 h
Público alvo:
Profissionais interessados na prestação do serviço de condutor de visitantes, com especialidade na observação de aves no PNI.
Observadores de aves, com interesse em contribuir ao conhecimento sobre aves no Parque Nacional do Iguaçu.
Pré-requisitos para inscrição:
Credenciamento como guia de turismo
OU
Comprovação de colaboração com repositórios online de ciência cidadã como observador de aves

Inscrições: https://forms.gle/bT4u4hwsgnvGLXo69
Prazo para inscrição: 15/7/2023
Vagas limitadas por ordem de inscrição
Os interessados devem preencher o formulário e declarar conhecimento das informações sobre o curso e das exigências definidas no Edital de Chamamento nº 01/2021 do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio para obter autorização de condutor de visitantes com a especialidade de observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu.
Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *