Morre em Curitiba aos 94 anos Alceu Vezozzo, fundador da rede de hotéis Bourbon

Morreu na manhã desta segunda-feira (19) em Curitiba o empresário Alceu Antimo Vezozzo, aos 94 anos de idade. O fundador da rede de hotéis Bourbon estava internado no Hotel Santa Cruz.

O velório será realizado na capela do Cemitério Parque Iguaçu, onde seu corpo será enterrado às 11h desta terça-feira (20).

A história de Alceu Vezozzo se tornou livro. A biografia “O Hoteleiro Brasileiro”, escrita por Domingos Pellegrini, mostra a trajetória do garoto que brincava nas ruas de terra de Cambará (PR) e se transformou em engenheiro e construtor, guiado por princípios legados pelo avô imigrante e pai empreendedor.

O livro aborda como os cinco hotéis da família Vezozzo se transformaram em rede internacional com mais 20 grandes unidades agregadas, além de mostrar também a história do complexo escolar Instituto Bourbon, em Cambará, demonstrando toda visão social do empresário.

A rede hoteleira Bourbon completou, em 2023, 60 anos de história, história esta que tem autoria do biografado, que parte desse plano existencial aos 93 anos. O livro é distribuído apenas para parceiros, jornalistas e formadores de opinião.

Currículo

Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, fundador da Bourbon Hotéis & Resorts e presidente do Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, Alceu Antimo Vezozzo,segundo o advogado, poeta e membro da Academia Brasileira Rotária de Letras (Abrol/Pr), Gilmar Cardoso, associado ao Rotary Club de Curitiba,o Sr. Alceu foi rotariano desde 1953, quando ingressou no Rotary Club de Cambará e a partir de quando exerceu intensa atividade nos diversos campos de serviços e atuação do Rotary no Brasil e no âmbito internacional.

Serviu ao Rotary como Presidente de Clube, Governador de Distrito, membro e coordenador de muitas Comissões rotárias distritais e internacionais, e representante presidencial em conferências no Brasil e no exterior. Sócio Honorário de grande número de Rotary Clubs. Coordenador Geral para implantação da Vila Rotary de Cambará, Paraná, com 80 casas de padrão, escola, praça, ruas asfaltadas, etc, em cujas casas vivem mais de 500 pessoas, antes extremamente carentes.

Presidente do Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, órgão suporte e responsável por grande parte da construção, implantação, manutenção e administração do Complexo Escolar Caetano Vezozzo e Angelina Ricci Vezozzo da Vila Rotary de Cambar.

Esta Vila que recebeu substancial aporte financeiro dos Hotéis Bourbon, acaba de receber obras novas em grande Complexo Escolar composto por Escola Municipal e Colégio Estadual, Ginásio Poliesportivo, Biblioteca em edifício separado e área de Lazer com cerca de 750 alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e alfabetização. Atualmente é sócio do Rotary Club de Curitiba.

O Rotary do Estado do Paraná está enlutado; perdeu uma das suas maiores figuras e expresssões, generoso, uma pessoa afável, apoiador em todas as horas e formidável em todos aspectos, uma figura que só construiu amizades pela sua maneira afável de ser, pela sua educação, definiu Gilmar Cardoso em nome dos companheiros de clube e rotarianos em geral.

Alceu Antimo Vezozzo é paranaense de Cambará, no Norte Pioneiro. Formando em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie de São Paulo e pós-graduado em Engenharia nos Estados Unidos, Vezozzo iniciou as atividades profissionais na área de construção civil. Também foi vereador de Cambará em 1953.

Em 1962, a mudança para Londrina representou a expansão da atividade empresarial para o setor imobiliário, comércio, agricultura e hotelaria. Vezozzo é fundador da Rede Bourbon de Hotéis e Resorts e presidente do Conselho de Administração. A primeira unidade foi inaugurada em 1963, em Londrina.

Atualmente o grupo tem 14 unidades em diferentes destinos no sul do Brasil, no Paraguai e também na Argentina. É considerada uma das redes hoteleiras mais importantes da América, com foco na excelência dos serviços hoteleiros.

A veia empreendedora sempre esteve lado a lado com a preocupação social. Alceu Antimo Vezozzo construiu e presidiu o Instituto Politécnico de Londrina e a Escola de Formação do Profissional Carente de Londrina. Rotariano, Vezozzo é o coordenador geral da implantação da Vila Rotary de Cambará. O projeto construiu 80 casas para famílias em situação de extrema necessidade, com escola, praça e ruas asfaltadas. Os resultados positivos resultaram na criação do Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, do qual Vezozzo é presidente.

Alceu Antimo Vezozzo é casado com Laila Zacarias Vezozzo, pai de três filhos e tem cinco netos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *