Salas de leitura contribuem com o trabalho pedagógico e estimulam o aprendizado dos alunos na rede municipal

Todas as 50 unidades de ensino desenvolvem atividades e projetos de leitura com os alunos; Escolas Osvaldo Cruz, Zizo e Gabriela Mistral receberam novos mobiliários

O trabalho pedagógico e de estímulo ao aprendizado dos alunos ganhou um reforço com novas salas de leitura nas unidades de ensino da Rede Municipal. As escolas Osvaldo Cruz, no Campos do Iguaçu e a Altair Ferrais da Silva (Zizo), no Jardim Ipê, já receberam os mobiliários para compor os espaços e a próxima será a escola Gabriela Mistral, no Jardim Lancaster.

Os investimentos, na ordem de R$ 74 mil, são recursos de emendas impositivas da Câmara de Vereadores e contribuem diretamente para a melhoria da qualidade do ensino.

“Os espaços permitem aos professores ampliar os projetos de leitura, empréstimo de livros, além de trabalhar a organização com as crianças. São ambientes lúdicos e adaptados as diferentes faixas etárias”, explica a secretária da educação Maria Justina da Silva. O acervo de livros das unidades é formado por repasses feitos pela Secretaria da Educação e por doações da comunidade escolar.

Na escola Osvaldo Cruz, segundo a diretora Adione Fátima, a sala de leitura vai contribuir com os projetos desenvolvidos em sala de aula. “Embora o trabalho de leitura seja desenvolvido com as crianças, nós não tínhamos um espaço adaptado e organizado como esse. A partir de agora, conseguiremos ampliar os projetos e criar uma rotatividade para que todos os alunos possam frequentar a sala” disse. A escola atende cerca de 170 alunos.

Na Zizo, onde estão matriculados 385 estudantes, a sala de leitura recebe os ajustes finais e começará a ser utilizada em junho. “É um espaço importante tanto para o professor, na elaboração de projetos, quanto para o aluno, que passa a ter um ambiente específico para a leitura. Além disso, a organização permite às crianças encontrar o livro desejado, estimulando a autonomia e o gosto pela leitura”, afirma a diretoras Marcela Rios.

Outro projeto modelo é a sala de leitura da escola Professor Benedicto João Cordeiro, no Jardim Tarobá. As atividades desenvolvidas pelos professores e o estimulo à leitura também contribuíram para que a unidade de ensino conquistasse a nota 7,9 no IDEB, o melhor desempenho da rede.

Todas as 50 escolas municipais desenvolvem atividades e projetos de leitura com os alunos. O trabalho integra o projeto político pedagógico das escolas. A Secretaria da Educação também vai investir em novos mobiliários para compor as salas de leitura nas escolas Duque de Caxias, Carlos Gomes e Três Bandeiras, que passam por obras de reforma e ampliação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *