OMT pede repensar o turismo como uma força de desenvolvimento e transformação
A Organização Mundial do Turismo contratou especialistas em marcas globais, jornalistas e criadores de conteúdo para repensar as narrativas em torno das comunicações turísticas
Com o turismo global a caminho de atingir níveis pré-pandêmicos até o final do ano, a OMT convocou seu Conselho Executivo para seguir nos planos de colocar educação, investimento e sustentabilidade no centro do futuro do setor.
O último Barômetro Mundial de Turismo da OMT mostrou que as chegadas internacionais atingiram 80% dos níveis pré-pandêmicos. Os resultados globais do primeiro trimestre de 2023 marcam o ritmo para a continuidade dessa tendência de alta.
O secretário-geral Zurab Pololikashvili disse: “Em 2022, a OMT convocou o mundo a ‘repensar o turismo’. nossos Estados Membros para alcançar um progresso significativo em todas essas áreas e deixamos Punta Cana com um foco claro em torno de objetivos compartilhados e uma visão compartilhada para nosso setor.”
Por isso, no contexto da 118ª sessão de seu Conselho Executivo em Punta Cana, a OMT organizou uma sessão temática especial. Além de avaliar a evolução das comunicações turísticas, a sessão contorno com especialistas que exploram as oportunidades atuais e futuras para retratar o turismo de forma mais eficaz como um dos principais motores do desenvolvimento, tanto na mídia tradicional quanto nas plataformas de conteúdo.
“Novas Narrativas no Turismo”
Com o turismo no topo da agenda política como nunca antes, a UNWTO está liderando as comunicações de turismo, com maior foco no poder único do setor como um impulsionador de desenvolvimento e oportunidade. O secretário-geral Zurab Pololikashvili disse: “Fizemos grandes progressos nos últimos anos para tornar a religião do turismo mais visível e mais apreciada pelos governantes e pelos próprios turistas. Mas precisamos deixar isso ainda mais claro. Por esse motivo, a OMT está trabalhando para construir uma nova narrativa em torno do turismo como força de desenvolvimento e transformação.”
A Sessão Temática ofereceu uma plataforma para conectar criadores de conteúdo com editores e novas plataformas de mídia, com a OMT sendo a ponte entre os dois.
Especialistas em branding e mídia lideram a mudança:
Em nome da líder mundial Interbrand, Pedro Zarzalejos, Diretor Associado de Estratégia e Borja Borrero, Diretor Executivo Iberia, EMEA e Latam traçaram a evolução da marca e analisaram como ela impactou o setor de turismo.
Michael Collins, fundador e CEO da Travel Media, forneceu uma visão especializada sobre a mudança no relacionamento entre Organizações de gerenciamento de destinos (DMOs) e editores, jornalistas e criadores de conteúdo.
Instagram e Meta: mantendo o conteúdo relevante
A OMT fez parceria com o Instagram pela primeira vez em 2021, primeiro para ajudar a liderar a recuperação dos impactos da pandemia e depois para capacitar os destinos a adotar a narrativa digital. Em Punta Cana:
No Instagram, Ernest Voyard, Diretor de Políticas Públicas, criou como os criadores estão indo além do conteúdo aspiracional relacionado a viagens e, em vez disso, focando em questões relacionadas à sustentabilidade e à imersão total nos destinos.
Da Meta, Sharon Yang, diretora de relações externas, observou como a plataforma mudou para criadores que fornecem conteúdo informativo relacionado a turismo e viagens, afastando-se novamente de imagens e filmes mais ambiciosos.
Turismo em pauta: o caso da República Dominicana: Jornalistas e editores de destaque da República Dominicana avaliaram como colocar o turismo na agenda editorial em todos os níveis.
À frente do debate estiveram a Diretora do Diario Libre, Inés Aizpún, o Diretor do El Día, José Monegro, e o Embaixador da Missão Permanente da República Dominicana junto à OMT, Aníbal de Castro.
O painel destacou a importância de diversificar as mensagens principais, com foco em tudo, desde o turismo de cinema e TV até o turismo gastronômico.
Criadores de conteúdo: Aumentando a conscientização
Para encerrar a sessão, a UNWTO deu as boas-vindas aos principais criadores de conteúdo para fornecer suas organizações especializadas sobre as tendências em mudança no conteúdo relacionado ao turismo: Instagrammers Chloé Léger e Marion Payr , ofereceram suas experiências da República Dominicana do ponto de vista de criadores de turismo e viagens. Eles observaram:
Um interesse crescente em conteúdo que vincula o turismo a fornecido como o empoderamento das mulheres, o desenvolvimento da comunidade e a preservação da vida selvagem.
Uma oportunidade para os criadores influenciarem as escolhas de viagem e os comportamentos dos turistas, em particular para influenciar os consumidores mais jovens a viajarem de forma mais responsável e ética.