Temporada de montanha tem aconchego e aventura na serra de São José do Barreiro
Adrenalina, pouso rural e culinária caipira são convite a imersão no turismo local
A 250 quilômetros da capital paulista, bem pertinho do Vale Fluminense, São José do Barreiro é um destino que vai se encaixar perfeitamente na proposta do turista que quer aproveitar a temporada de montanha. As temperaturas amenas já registradas neste meio de outono são um convite para atividades na Serra da Bocaina.
O motivo da alta demanda nos hotéis do alto da serra é a busca por práticas de esportes ao ar livre. O período ideal para caminhadas nas trilhas atrai hóspedes para o Recanto da Floresta Eco Lodge, que conta com pacotes de atrativos em pontos turísticos do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Além do trekking, também oferece camping selvagem, off road e mountain bike.
“Não há limite para a aventura. Nosso público é formado, em grande parte, por casais, mas a faixa etária é ampla, dos 35 aos 70 anos. Programamos roteiros adequados para cada proposta, neste período, para a contemplação das cachoeiras e sempre com a maravilhosa imersão nas paisagens do alto da montanha”, afirma José Milton, proprietário da Recanto da Floresta e da MW Trekking Ecoturismo.
Nas pausas das atividades, o visitante recarrega as energias com um banquete da cozinha caipira. Panceta, pururuca e costela bovina com pinhão são os principais pedidos de pratos preparados no fogão à lenha.
Para o casal
A temporada das montanhas é também um momento de intimismo a dois. O lugar ideal para esta experiência é a Pousada Encanto da Bocaina, que recebe apenas casais.
“Este período traz um ar mais romântico e de aconchego, em função do clima mais ameno. Oferecemos lenhas para lareiras nos chalés. Nossa proposta é criar um ambiente onde o casal tenha momentos mais íntimos, como piqueniques, jantar romântico com decoração especial”.
A Pousada Encanto da Bocaina existe há 12 anos e é uma das pioneiras no país na adoção do conceito pousada pet friendly – muito bem avaliada em portais especializados em reservas de hotéis. O aconchego também está na gastronomia. O Pirilampo Bistrô funciona no mesmo local e oferece um cardápio refinado da cozinha contemporânea. E o período outono-inverno abre a temporada de fondue e sopas como opções para almoço e jantar. O risoto de içá é uma assinatura da casa e sempre disputada.
Camping
Em um dos pontos mais altos da Serra da Bocaina, a uma altitude de 1.600 metros, está a Pousada Lageado. Para os mais corajosos, há espaço para camping, sempre procurado por aventureiros que exploram as belezas naturais nas proximidades como a Rampa do Voo Livre, o Pico do Tira Chapéu e a Cachoeira Santo Isidro.
Mas a tranquilidade e o conforto reinam no hotel instalado na propriedade histórica, casarão em estilo colonial paulista cercado de pura natureza. A estada tem pensão completa: café da manhã, almoço e jantar. Tudo feito com muito carinho pelas mãos de Dona Vanda e Seu Tião da Barreirinha, os anfitriões muito simpáticos e solícitos. O casarão possui sala de estar, sala de jantar e lareira.
“Além das hospedagens no alto da serra, São José do Barreiro tem uma rede hoteleira diversificada. Seja na região central ou rural, hotéis, pousadas e fazendas oferecem leitos para turistas e incluem o visitante em uma das rotas mais exuberantes do estado”, conclui Ana Paula Almeida, secretária de Turismo de São José do Barreiro.