Camara municipal de foz do iguaçu

El Soberbio (AR) tem muitas curiosidades, lembranças e pessoas que recebem calorosamente os visitantes

Localizada a pouco mais de 330 km de Foz do Iguaçu, a cidade argentina tem muitos encantos e atrativos turísticos, como os Saltos Moconá, passeio na selva, trilhas e no setor de hospedagem, os lodges, pousadas e cabanas são integrados a mata e alguns fazem divisas com o rio Uruguai.

Chegar na loja Regionales Moconá foi como chegar em casa: Alegria

O Parque Provincial Moconá e os Saltos Moconá não ficam no município de El Soberbio. Ficam no Município vizinho de San Pedro. Mas o acesso é por El Soberbio. Até tem acesso pela Ruta 21 que parte de San Pedro e vem até Moconá mas é uma estrada de chão para veículos 4X4 sem apoio nenhum. O trajeto vem até um local às margens do rio Uruguai chamado Mesa Redonda. “Mas não tem nada lá”, disse  Luis Pereira, uma grande fonte de informações sobre tudo o que é soberbense. 

As boas lembranças da viagem começam com o motorista da van, Fabian Duarte. Na primeiro encontro ele nos levou até o Parque Provincial fazendo uma parada na loja de artesanatos Moconá ou Regionales Moconá onde fizemos uma breve escala. No dia seguinte já com o acompanhamento da equipe do turismo da cidade, voltamos a parar no Regionales. Aí conhecemos melhor os Dahmer, família original de Três Passos, Rio Grande do Sul. O pai Ricardo Dahmer, a esposa, Ilone Fabiane Marten e os filhos Iuri Dahmer e o pequeno Afonso. 

Pousada Alto del Angel é ecológica e com acessibilidade até na piscina

De repente o ambiente ficou festivo, o gelo derreteu e o Ricardo teve a ideia de colocar um pagode ao qual os festeiros que necessitam de muito pouco para se animar, começaram a improvisar uma dança. Nisso encosta a van. Desce o Fabian que já foi recebido como se fosse um velho conhecido. Essa van da Crucero del Norte está começando a ser importante para dizer a hora na cidade: tipo antes ou depois da van. No dia seguinte voltamos com a van e com o Fabian. À esta altura estava sacramentado, o Fabian é de casa.  

Outro parente dos Dahmer opera uma churrascaria que começou do zero como um espetinho e está virando um point da cidade. Esses Dahmer escrevem o nome de outro jeito. Escrevem Dahmer mas isso não impede deles se darem bem. Se chama Patrick ou Patrício Dahmer, alegre, divertido e eficiente. A empresa é familiar, o pai, o seu Roque foi fotógrafo a vida toda, hoje com 80 assiste os novos caminhos da família. A herdeira mais nova a Analuz Dahmer, compareceu à churrascaria e veio até a mesa onde foi recebida de braços abertos.

Glamping na beira rio Uruguai

Peguei no flagrante a funcionária Laura Bozzo fazendo uma boa ação. A Central de Informações cujo prédio tem jeito de Secretaria de Turismo abriu excepcionalmente no domingo para receber os jornalistas que encontrariam os produtores de essenciais naturais. Mas como o local estava de portas abertas, um casal de turistas meio perdido entrou na central de informações para tirar dúvidas. Eu, lá de longe fingindo estar dormindo pensei vai dar zebra. A funcionária vai mandar plantar batatas em outra área pois o ambiente aqui é oficial e excepcionalmente privativo e hoje é domingo. Fiquei super admirado em ver a funcionária mandar o casal sentar e passar todas as informações. Eu não poderia fazer nada menos do que a tirar a foto da cena e contatar a funcionária para pedir o seu nome: Laura Bozzo, ela escreveu na minha cadernetinha.    

Nem preciso falar da nossa guia Laura Gómez, dedicada, informada e ativa. Sempre atenta, respondendo a todas as perguntas, informando e fazendo tudo que o guia de turismo faz. Parabéns Laura por enfrentar um curso técnico de nível superior por três anos como exige a lei argentina. Outra boa lembrança é a senhora Amélia Fernandez Suárez da Pousada Alto del Angel. Além de administradora ela é artista, Os quadros e as mesas decoradas com folhas e flores secas são pintados e feitos por ela. Super atenciosa. “Dona Amélia a senhora é uma Mulher de Verdade”, eu inventei de dizer e contei sobre a música de Ataúlfo Alves em época de internet e wifi até no mato, logo a música foi encontrada, todo mundo escutou e pela segunda vez passado de danças foram ensaiados. A dona Amélia gostou. Ela ficou emocionada pela homenagem.

No dias em que estivemos na cidade era parte da baixa estação. Fomos os únicos hóspedes no nosso hotel e o Ramão Roberto de Lima, extrapolou todos os limites para atender com classe os hóspedes fora de época. O Sr Luis Pereira que sabe tudo sobre tudo e todos me disse que El Soberbio é uma cidade pequena com pique de cidade grande mo tocante à vida noturna. Foi ele que mostrou a danceteria La Fabrica. Esse none foi dada ao espaço noturno por que no galpão antigo funcionou uma fabrica de essências. “Eu trabalhei lá muitos anos”, disse. Fizemos uma parada rápida no Viveros El Soberbio onde o encantamento se deu por conto da f=grande variedade de plantas de todos tipos com destaque para os cactos e flores. Quem estiver procurando estátuas de vários tipos estará no lugar certo mas venha com carro porque tem estátua grande. Budas grandes e pequenos, uma grande quantidade de imagens de divindades hindus e até ETs de vários tamanhos. 

O texto é de Jackson Lima
O grupo de jornalistas viajou para El Soberbio a convite do Instituto Turismo Moconá e o press trip foi organizado por este portal: www.silvanacanal.com.br
Fotos: Silvana Canal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *