Índia constrói rodovia elevada para proteger a fauna e aflora
Projeto como este poderia ser executado em estradas parques aqui no Brasil, mais precisamente no Oeste do Paraná, onde a Estrada Parque Caminho do Colono corta o Parque Nacional do Iguaçu e foi fechada há 22 anos.
As seções elevadas foram construídas ao longo da rodovia Seoni-Nagpur (NH) 44 e se tornaram um exemplo em todo o mundo. Essas seções elevadas foram construídas sobre a Pench Tiger Reserve com o objetivo de beneficiar os motoristas sem afetar a vida selvagem.
As novas estruturas garantiram que os animais tivessem seus corredores naturais dentro da reserva sem serem afetados pela estrada que vai de Madhya Pradesh a Maharashtra.
De acordo com reportagem publicada pelo jornal Economic Times , também foram construídas cinco passagens subterrâneas exclusivas para movimentação de animais , além de quatro pontes ‘verdes’ para que os animais não sejam afetados.
A fauna nativa beneficiada foi “suficiente”, dizem as autoridades. Eles incluem tigres, leopardos, cães selvagens, chitals, bisões indianos, porcos selvagens, gatos selvagens e porcos-espinhos.
Segundo o relatório publicado, câmeras escondidas registraram mais de 5.400 animais se beneficiando de corredores naturais . Existem ainda mais de 10 tigres que usam frequentemente a estrutura.
De acordo com o estudo, a passagem subterrânea tem 750 metros de extensão, o que se estima ser o trecho subterrâneo mais longo do mundo construído exclusivamente para animais silvestres.
Além de construir com sucesso esses corredores naturais, as autoridades estão trabalhando em duas passagens para elefantes e duas pontes para animais na estrada NH 54 em Lumding of Assam.
Esperamos que o mundo siga o exemplo e decida construir um ‘progresso’ onde a fauna nativa não seja afetada.
Sobre a estrada do Colono.
Projeto como este poderia ser construído na estrada que corta o Parque Nacional do Iguaçu. A Estrada Parque Caminho do Colono foi fechada há 22 anos dividia o parque em duas parte, causando a ruptura da bio diversidade e os animais eram proibidos de circular, por conta da grane quantidade de carros e caminhões que faziam o trajeto.
No ano de 2001, uma ação envolvendo o Exército Brasileiro, a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) deu cumprimento à ordem judicial que resultou no fechamento definitivo da estrada.
A extensão de Os 17,5 quilômetros de estrada de terra foram usados para encurtar a viagem de colonos gaúchos e catarinenses até o Oeste do Paraná, quando a solução poderia ser semelhante a esta, que a Índia executou, protegendo a fauna e flora, além de beneficiar os usuários.