Que tal viajar para dormir? o que é o turismo do sono
Os últimos anos, a correria parece ter aumentado muito e junto vem o stress, gerando cansaço e resultando em noites mal dormidas, mas agora tem viagem para dormir. O turismo do sono é uma das grandes apostas no mundo das viagens de luxo.
Quando se fala em viajar, dormir provavelmente é a última palavra que vem à cabeça. A gente logo costuma pensar em passear, pegar uma praia, sair para comer ou se divertir em festas. O sono não é bem uma prioridade. Só que um novo conceito vem mudando os hábitos do nosso tempo livre nas viagens nos últimos anos: o turismo do sono.
Alguns hotéis têm investido nesse novo comportamento para atender os interessados em dormir bem durante suas estadias. Rebecca Robbins, pesquisadora e co-autora do livro Sleep for Success!, em entrevista à CNN, destaca que o turismo do sono já vem acontecendo há um tempo, principalmente no segmento hoteleiro.
Insônia, covid-19 e o crescimento do turismo do sono
“Agora, acho que houve uma enorme mudança sísmica em nossa consciência coletiva e priorização do bem-estar”, afirmou a doutora Rebecca ao portal de notícias norte-americano, se referindo a preocupação das pessoas em dormir bem. A pandemia de covid-19 teria aumentado a busca das pessoas por melhores noites de sono.
A doença seria uma das responsáveis pelo aumento de problemas na hora de dormir. Dos 2.500 adultos que participaram de um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, 40% relataram uma redução na qualidade do sono desde o início da pandemia. Cientes de que as pessoas estão em busca de um melhor descanso noturno, os hotéis passaram a oferecer uma melhor estrutura para uma boa noite.
O que é o turismo do sono?
O turismo do sono nada mais é do que dormir com conforto especial durante uma viagem e viver experiências que melhorem a qualidade do descanso noturno. Para atrair o público interessado em dormir bem fora de casa, muitos hotéis têm investido em uma estrutura de luxo tanto nos quartos quanto nos serviços que oferecem.
Hotéis de luxo em cidades como Londres, Genebra e Nova York oferecem desde spa e jogo de cama especial até iluminação que ajuda a relaxar e dispositivos no quarto que controlam a temperatura do corpo.
Em quais lugares é possível praticar o turismo do sono?
Não é necessário se hospedar em um hotel de luxo para realizar o turismo do sono. Basta procurar um lugar com as condições ideais para dormir.
E o que é necessário para uma boa noite de sono que vai refletir em um descanso de qualidade? A primeira dica é procurar lugares silencioso e escuro. O barulho prejudica o organismo a longo prazo. Já a luz atrapalha a produção de melatonina, o hormônio do sono.
Além disso, a temperatura é outra característica importante do ambiente. Ela deve ficar em torno de e 18° C a 22° C, mas pode variar um pouco de pessoa para pessoa. O jogo de cama e o travesseiro devem ser confortáveis para você.
Atenção! O turismo do sono não deve ser praticado com a intenção de tentar resolver um problema que você está enfrentando na hora de dormir. Caso você perceba que:
- não consegue pegar no sono,
- tem seu descanso interrompido durante a noite e madrugada,
- se sente muito cansado e sonolento durante o dia,
- sente que algo prejudica seu descanso noturno,
Significa que é necessário procurar um médico especialista em sono. É o profissional de saúde quem vai fazer o diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento para o seu problema relacionado a hora de dormir.
E se você é do grupo que viaja, e prejudica seu sono para priorizar outras atividades, deve saber que a regularidade do sono é tão importante quanto a quantidade de horas dormidas. Deitar e levantar da cama no mesmo horário é um hábito que deve ser mantido mesmo nas férias, feriados e fins de semana. (persono.com.br)