Foz do Iguaçu sedia o 3º Fórum Trinacional sobre Violências – Prevenção


Foco do evento são políticas e boas práticas de prevenção de violências no Brasil, Paraguai e Argentina.

Mais de 200 profissionais das áreas da saúde e de responsabilidade social participaram, na noite desta quinta-feira (16), da abertura do 3º Fórum Trinacional sobre Violências – Prevenção, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). O foco do evento são políticas e boas práticas de prevenção de violências no Brasil, Paraguai e Argentina, sobretudo na região de fronteira.

O Fórum segue nesta sexta-feira (18), com salas temáticas, exposição de banners, lançamento do livro “Violências na atualidade: olhares e perspectivas”, com artigos de 55 autores, e a palestra “Observatório de Violência em Região de Fronteira”, encerram a programação do evento.

A organização é do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde), que reúne representantes de instituições como a Itaipu Binacional, a Fundação de Saúde Itaiguapy – administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), e Ministérios de Saúde do Brasil, Paraguai e Argentina.

Na abertura, Alex Felipe Follmann, assessor de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, destacou a importância de um evento como este em uma região de fronteira. “Vivemos numa região de fronteira, onde as ações precisam ser trabalhadas de forma integrada e colaborativa, então um encontro como esse, no âmbito do GT Saúde, que é um mecanismo de articulação trinacional, é muito importante”, afirmou.

O coordenador suplente do GT pela margem brasileira da Itaipu, Márcio Bortolini, lembrou que o Grupo de Trabalho tem o objetivo de apoiar projetos que melhorem a situação nos três países. “O tema pode surgir no GT a partir de um problema de um país, mas com certeza encontraremos soluções para Brasil, Paraguai e Argentina. A Itaipu contribui para viabilizar projetos voltados a região trinacional e hoje, com o Fórum, fazemos isto mais uma vez. Que daqui saiam bons projetos e ações”, disse.

Gerardo Soria Dávalos, coordenador suplente do GT Itaipu Saúde pela margem paraguaia da binacional, lembrou a área de atuação do público presente. “Boa parte de vocês atua na área da saúde, e podem dar uma importante contribuição para trabalharmos eficientemente na prevenção de violências. Este é o principal objetivo deste encontro”, salientou.

A abertura contou, ainda, com a presença de Nicolas Aranda, diretor de saúde mental do Ministério da Saúde Pública de Misiones – Argentina, Arturo Portilho, diretor da 10ª Região Sanitária de Saúde de Alto Paraná – Paraguai, do tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke, secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, e do Dr. Rodrigo Romanini, diretor técnico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC).

Após a cerimônia, Leandro Piquet Carneiro, do Instituto de Relações Internacionais e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), presidiu a palestra magna com o tema “Importância da Prevenção das Violências na região trinacional”, sob mediação de Luciano Stremel Barros, presidente e fundador do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *