Como a terceirização das atividades empresariais vem facilitando a vida dos empreendedores
Hoje em dia o empreendedor só precisa fazer a atividade principal do seu negócio, o restante das atividades assessórias podem ser facilmente e economicamente delegadas a empresas especializadas.
Para se entender melhor este processo, uma empresa contrata outra empresa, no caso uma terceirizada, que oferece consultoria e assume algumas das suas atividades como tarefas administrativas, contábeis, jurídicas ou qualquer outra. Este sistema é chamado de Business Process Outsourcing (BPO), que traduzido para o português significa “Terceirização de Processos de Negócios”.
O objetivo principal é unir forças com uma empresa especializada e com profissionais com expertise em determinados segmentos. Assim se torna possível qualificar processos da organização e torná-los mais eficazes e assertivos.
A terceirização de serviços registrou crescimento de 94% nas empresas brasileiras durante a pandemia, segundo levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA-SP). Já uma pesquisa global da Technavio publicada em 2021, analisa que a participação de mercado do BPO pode aumentar em US $40,16 bilhões, com potencial de crescimento acelerado em um CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 4% até 2025.
O consultor financeiro da Kaizen Consultoria, Jonatan Veronese explica que adotar o sistema BPO na empresa pode proporcionar inúmeros benefícios para a organização, sendo possível evitar gastos desnecessários, já que esta organização fará uma análise técnica de ganhos e gastos. Também pode criar estratégias para promover o aumento das vendas, baseado nas boas práticas que são verificadas nos demais clientes, orientando a empresa quando na apresentação do resultado mensal.
Com a terceirização, a empresa vai liberar alguns processos burocráticos e eliminar atividades secundárias, que acabam afastando os profissionais de suas tarefas principais. “Isso reflete no aumento da produtividade e os colaboradores não precisarão assumir tarefas operacionais e técnicas, que muitas vezes não são de sua expertise”, explica Jonatan Veronese, proprietário do BPO da Kaizen consultoria.
Outra vantagem de ter uma terceirizada, é referente ao valor de investimento, uma vez que não tem gastos com encargos sociais e despesas cotidianas com o colaborador, porque a terceirização de setores não trabalha dentro da empresa contratante. “No início do contrato, a empresa precisa montar uma força tarefa para acompanhar a funcionalidade da empresa contratante, conhecer a equipe, o sistema usado e combinar como será desenvolvido o trabalho”, Jonatan conta que posteriormente, “a comunicação será online, seja por plataformas de aplicativos ou pelo sistema da empresa. Uma vez por mês é feito um encontro de avaliação dos resultados”, exemplifica”.
Neste sistema de terceirizada não gera custo e o valor de investimento vai de acordo com tamanho da empresa contratante “e geramos todos os serviços que os setores operacional e financeiro necessitam, dentro da regra contábil”, explica.
O consultor financeiro também diz, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, o valor da prestação deste serviço é bem menor do que manter um funcionário contínuo na empresa. Outro detalhe que vale a pena destacar, é que todas as empresas podem ter uma terceirizada como prestadora destes serviços, seja pequena, média ou grande.
Serviços que a terceirizada pode fazer
A terceirização começa na parte operacional do setor financeiro e pode fazer a gestão de contas a pagar, contas a receber, emissão nota fiscal, boletos e os relatórios podem ser repassados diariamente.
Na parte estratégica, uma vez por mês é feito o relatório com todos os indicadores, receita de vendas, custos, despesas, investimentos. Dependendo do setor da empresa, os relatórios são todos personalizados. “Acreditamos que é bastante importante monitorar os resultados para saber se existe alguma deficiência, tanto no prazo médio de recebimento, como no prazo médio de pagamento, além do tempo médio em estoque. O monitoramento vai auxiliar a empresa a criar estratégias de negociação. Um exemplo é no formato das compras: se deverá ser a vista, a prazo e qual a linha de crédito seria melhor. Também criar estratégias para a precificação dos produtos e os serviços que a empresa oferece”.
Outro serviço que a terceirizada pode prestar, é referente ao treinamento de equipe. No mundo dos negócios financeiros, quanto mais acertabilidade, maiores são os rendimentos. “O treinamento é destinado desde as funções mais operacionais, até aos principais gestores. Passa pela precificação dos produtos ou serviços, linhas de crédito e estudo sobre o orçamento, visando novos investimentos para ampliação da empresa”.
Outro setor que a terceirizada pode desenvolver, é sobre a avaliação da empresa contratante. “Neste caso, trabalhamos na avaliação do negócio, usando boas práticas de mercado. A avaliação é independente e fundamentada, além de precificar empresa, seja inteira ou parcial e auxiliar nos trâmites para venda ou aquisição de novos negócios”, conclui Jonatan Veronese.Texto: Silvana Canal